UTILIZADORES

 
Bem vindo ao site da SAMP! - 23 de Setembro de 2018 PT  EN  

Música para BebésSaúde com ArtePinhal das ArtesCarrilhão

SAMP
Formações Residentes
Escola de Artes
Saúde com Arte
Formação
Programas e Eventos
Secretaria
Apoios



143º Aniversário SAMP

Sociedade Artística Musical dos Pousos
143.º Aniversário - Dezembro de 2016

O Barão de Viamonte podia não gostar de música. Não o sabemos. Mas gostava dos homens que trabalhavam na sua quinta dos Andrinos. Se assim não fosse não teria incomodado o sogro, o Barão do Salgueiro, e o seu antecessor no cargo de Governador Civil do distrito, Eça de Queirós, para juntos se coletarem e conseguirem o dinheiro necessário à compra dos instrumentos que deram origem à SAMP. Foi no dia 22 de Agosto de 1873 que se reuniram os primeiros sócios da Philarmónica dos Pouzos, e desde aí a banda nunca mais parou.

Primeiro tocou nos adros e arraiais, calcorreando caminhos nas serras e nas cidades. Hoje os coretos são lares e creches, prisões e hospitais, lares e centros de dia, palcos e salas de aula. A Música passou a fazer parte das vidas de todos quantos fazem parte da comunidade dos Pousos, e ao fim de 143 anos temos mais um aniversário.

Na programação deste ano podemos conhecer alguns dos projectos mais emblemáticos SAMP, e ouvir as suas três formações residentes em concerto. No dia 8 teremos uma tarde de música no Teatro José Lúcio da Silva inteiramente preenchida pela Banda Filarmónica, o Coro, e a SwingSAMP, dirigidos pelos seus maestros titulares Jorge Lopes, Carolina Correia e Bruno Homem respetivamente. Os destaques de 2016 vão contudo para dois momentos históricos. Encerra a programação, já em 2017 no dia 22 de Janeiro, a estreia absoluta de “Léguas de Línguas”. Trata-se de uma obra de teatro musical para a primeira infância criada por 4 artistas de 4 nacionalidades, nenhuma portuguesa. A cubana Laura Perdomo, a Bielorrusa Inesa Markava, a Japonesa Yumiko Ishizuca e a inglesa Sandie Mourão. Mas é para o dia 17 de Dezembro que está guardado o momento maior deste aniversário. No Arquivo Distrital de Leiria será apresentado às 17h30 o livro “Sociedade Artística Musical dos Pousos, História, Música e Testemunhos, 1873-2016”. Entendeu por bem a Direção SAMP em 2013, então presidida por Nuno Martinho, realizar um livro sobre a história desta instituição pousense. 3 anos depois, e com a orientação científica do Professor Saul Gomes, esta obra será apresentada ao público. Trata-se de um trabalho realizado com o esforço e colaboração de muitos, e irá por certo contribuir para melhor compreender os 143 anos de atividade SAMP.

No dia 23 de Dezembro haverá ainda uma estreia na programação SAMP, com a realização de um almoço concerto. Terá lugar na Fundação Caixa Agrícola, ao Terreiro, e permite ao público aproveitar a sua hora de almoço para um dois em um: almoçar e ouvir um pouco de música. Ouviremos ainda o carrilhanista Abel Chaves a acompanhar o coro SAMP num inédito concerto para vozes e sinos. Será no dia 20 de Dezembro. João Santos também se fará ouvir nos sinos da Torre da Sé no dia 17, e o Jazz terá a sua noite no dia 15 com a SwingSAMP. No dia 10 as Famílias sobem ao palco, e no dia 21 teremos uma audição de Natal na Igreja dos Pousos.

Não faltam pois oportunidades para celebrar a música e a história. Bem hajam todos quantos ao longo de 143 anos deram vida à Sociedade Artística Musical dos Pousos


Paulo Lameiro – Director Artístico


Programa

 



Home|SAMP|Formações Residentes|Escola de Artes|Saúde com Arte|Formação|Programas e Eventos|Secretaria|Apoios

Design by António Costa   Powered by inCentea© 2009-2010 SAMP - Sociedade Artística Musical dos Pousos