UTILIZADORES

 
Bem vindo ao site da SAMP! - 22 de Agosto de 2018 PT  EN  

Música para BebésSaúde com ArtePinhal das ArtesCarrilhão

SAMP
Formações Residentes
Escola de Artes
Saúde com Arte
Formação
Programas e Eventos
Secretaria
Apoios



ÓPERA NA PRISÃO: Só Zerlina, ou Così Fan Tutte?

O PROJETO

É no Estabelecimento Prisional de Leiria Jovens que decorre desde 2014 o ÓPERA NA PRISÃO. Este projecto PARTIS tem como principal objectivo baixar os níveis de reincidência criminal de jovens reclusos, e em 2018 preparou-se para apresentar mais uma ópera de Mozart, o Così Fan Tutte. Trata-se de um percurso sempre em 3 andamentos. No primeiro ano conhecem-se mutuamente reclusos e músicos do universo da música clássica, trocam entre si experiências e gostos musicais. Segue-se depois a época de ensaiar e apresentar uma verdadeira ópera, já com cantores e orquestra profissionais, na qual também são artistas os familiares dos jovens e alguns profissionais do estabelecimento prisional. O terceiro ano de viagem é contudo o mais importante, pois procura-se investir as competências e experiências energizantes do palco e da ópera em novos projectos e novos parceiros, dentro e fora da prisão. Nesta segunda edição PARTIS o desafio é deixar dentro do estabelecimento prisional um Pavilhão Mozart. Um espaço de criação permanente no âmbito das artes performativas, para todos o que habitam o estabelecimento prisional, mas também aberto à comunidade como mais uma sala de cultura na cidade e região de Leiria.


CONCERTO:

Quando em 2014 os jovens reclusos começaram a trabalhar o libreto do Don Giovanni, que fariam no ano seguinte, admiraram-se, e comentaram com surpreendentes interpretações, o facto da noiva Zerlina ter trocado Masetto pelo sedutor Don Giovanni, ainda que ao engano. Nessa altura, aquando da descoberta do universo da ópera, viram outras obras de Mozart, e a troca de noivos de Così Fan Tutte fez-lhes soar algumas relações com a história de Don Giovanni. Por isso nas récitas que terão lugar no Estabelecimento Prisional de Leiria o público terá a oportunidade de ver algumas pontes entre as duas óperas. Este Cosí tem uma partitura reduzida por limitações de tempo, onde o velho e sábio Don Alfonso será interpretado por um coro de 30 jovens, mas onde a serenata e a moral da história é cantada em RAP na primeira pessoa por alguns solistas prisionais. As mães, para quem Mozart pouco interessa, têm nestas récitas uma palavra de mãe.


Informações sobre Concertos:

9 de junho (sábado) - 14h30*
Tanoaria do EPL - Estabelecimento Prisional de Leiria
Entrada Livre
Espetáculo para maiores de 16 anos.

* Lotação limitada
Para levantar o seu bilhete deve dirigir-se à Secretaria SAMP, dentro do horário diário
Para mais informações contacte a Secretaria SAMP através: 244 801 685 ou geral@samp.pt
.
Informações adicionais sobre o espetáculo de dia 9 de junho (sábado):
- MORADA EPL: Estabelecimento Prisional de Leiria (Jovens) - Mapa
- Aconselhamos a entrar com o mínimo de objetos pessoais e de metal;
- Deve levar o seu documento de identificação pessoal;
- Por motivos de segurança todo o público será revistado antes da entrada, sendo o concerto às 14h30, recomenda-se que cheguem a partir das 13h00;
- De forma a tentar minimizar o tempo de entrada e revista de veículos no EPL pedimos que considerem entrar com mínimo de carros possíveis.


12 de julho (quinta-feira) - 19h00
13 de julho (sexta-feira) - 19h00
Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian - Lisboa
Entrada: 5€ (Bilhetes disponíveis através da Bilheteira da Fundação Calouste Gulbenkian)
Espetáculo para maiores de 6 anos.

A receita de bilheteira deste espetáculo reverte integralmente para o projeto "Pavilhão Mozart" da entidade SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos.
.
NOTA: A SAMP organiza a deslocação para os dias 12 e 13 de julho, a partir de Leiria para Lisboa, disponibilizando autocarros com o bilhete do espetáculo incluído (pelo valor de 15€) - faça a sua pré-inscrição (inscrições até 30 de junho)

Informações contacte a Secretaria SAMP através: 244 801 685 ou geral@samp.pt)
Download Anexo (pdf)


Home|SAMP|Formações Residentes|Escola de Artes|Saúde com Arte|Formação|Programas e Eventos|Secretaria|Apoios

Design by António Costa   Powered by inCentea© 2009-2010 SAMP - Sociedade Artística Musical dos Pousos