UTILIZADORES

 
Bem vindo ao site da SAMP! - 17 de Dezembro de 2018 PT  EN  

Música para BebésSaúde com ArtePinhal das ArtesCarrilhão

SAMP
Formações Residentes
Escola de Artes
Saúde com Arte
Formação
Programas e Eventos
Secretaria
Apoios



Paulo Lameiro

Berço das Artes / História das Artes e Cultura / Filarmónicos P&F


Nasceu em 1965 em Pousos - Leiria.

Primeiros estudos de música na Filarmónica da sua aldeia natal, banda que ainda integra tocando eufónio. Tem o Curso Superior de Canto do Conservatório Nacional como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, e a Licenciatura em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. Fez uma pós-graduação em Etnomusicologia também na UNL. Integrou o Coro de Câmara de Lisboa e o Coro do Teatro Nacional de São Carlos, onde se estreou em 1991 como solista na Ópera Rinaldo de Haendel, numa produção com Teresa Berganza e Pier Luigi Pizzi. Cantou a solo com os Segréis de Lisboa, bem como com as orquestras Sinfónica Juvenil, Regie Sinfonia, Swedisch National Orchestra, D. Fernando, Conservatório Nacional, Orquestra de Câmara de Braga e Colegium Musicum, com os maestros Cristopher Bockman, Fernando Eldoro, Manuel Ivo Cruz, Hakan Sund, Mark Fitzgerald, António Baptista, entre outros.

Foi o mais novo Vice-Presidente da Escola de Música do Conservatório Nacional, tendo sido fundador da Escola de Artes SAMP e Director Pedagógico da Escola de Música do Orfeão de Leiria. Foi de 1996 a 2000 Director Artístico dos Cursos Nacionais de Regentes de Bandas do INATEL. Foi também Coordenador Regional do projecto MUS-E para Leiria entre 1998 e 2001. Integrou a Direcção e o Conselho Científico do Instituto de Etnomusicologia da Universidade Nova de Lisboa.

É autor de vários projectos de formação e produção musical para recém-nascidos, destacando-se "Berço", "Músicos de Fraldas" e "Concertos para Bebés", que tem apresentado um pouco por todo o país e pela  Europa. Na área da Musicoterapia é autor e coordenador de dois programas dedicados à população prisional e terceira idade, nomeadamente "Ópera na Prisão" e "Novas Primaveras".

É Director Artística da Sociedade Artística Musical dos Pousos, e integra a Direcção Pedagógica da Escola de Artes SAMP. É membro da Comissão de Liturgia e Música Sacra da Diocese de Leiria- Fátima, e Maestro Titular da Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima - Coro Infantil do Santuário de Fátima.

É convidado regularmente a realizar conferências e a animar concertos por todo o país e tem publicações no âmbito da Etnomusicologia em várias revistas especializadas.

Em 1993 foi homenageado com o Galardão de Mérito Cultural do Município de Leiria. Em 1998 foi eleito Profissional  de Mérito do Ano pelo Rotary Club de Leiria e recebeu o Prémio "Afonso Lopes Vieira" atribuído pelo jornal semanário Região de Leiria. Em 1999 foi eleito pela Rádio Clube de Leiria na sua Gala o profissional  de maior relevo no domínio da Cultura no Distrito;

É pai do Simão e da Natércia, e tem como passatempo a criação de carpas Koi, para quem gosta de olhar calma e demoradamente.



Home|SAMP|Formações Residentes|Escola de Artes|Saúde com Arte|Formação|Programas e Eventos|Secretaria|Apoios

Design by António Costa   Powered by inCentea© 2009-2010 SAMP - Sociedade Artística Musical dos Pousos