UTILIZADORES

 
Bem vindo ao site da SAMP! - 23 de Novembro de 2014 PT  EN  

Música para BebésSaúde com ArtePinhal das ArtesCarrilhão

SAMP
Formações Residentes
Escola de Artes
Saúde com Arte
Formação
Programas e Eventos
Secretaria
Apoios



Rogério Medeiros

ATC / Violoncelo

Iniciou os seus estudos musicais em violoncelo com Michael Ross e Maxim Doujak e composição com Ana Paula Andrade, no Conservatório Regional de Ponta Delgada.

Concluiu a Licenciatura em Composição na ESML em 2003, onde estudou com Sérgio Azevedo, Carlos Fernandes, Christopher Bochmann, António Pinho Vargas, entre outros. Estudou também com Teresa Portugal no Conservatório Nacional e com Clélia Vital com quem concluiu a sua Licenciatura em Violoncelo na ESML, em 2007.

A sua actividade divide-se entre a composição e o violoncelo.

Foi membro da OSJ até 2004 tendo participado com esta no Festival de Tianjin (China) no Verão de 2002.

Tem vindo a frequentar diversos masterclasses de violoncelo sob a orientação de Levon Mouradian, Vaclav Bernasek, Peter Bruns e Paulo Gaio Lima. Frequentou ainda um curso de Música de Câmara Contemporânea realizado pela Jeunesse Moderne, em 2004, em Chambéry, França. Frequentou o seminário de Composição realizado pela Fundação Gulbenkian orientado por Emmanuel Nunes, em 2005. Participou no Festival Musica Viva organizado por Miguel Azguime com o Grupo de Música Contemporânea da ESML.

Em 2006 estudou, sob o regime ERASMUS, na HAMU de Praga com Jíri Hosek e Tomas Hula.

Integrou ainda várias orquestras nacionais como a Orquestra Gulbenkian, Sinfonietta de Lisboa e OCP (com a qual participou no City of London Music Festival, em 2010, sob a direcção de Pedro Carneiro). É membro da associação cultural Contemporaneus com a qual realiza diversos concertos de música contemporânea e na qual já estreou algumas obras de sua autoria como Rainha das Neves que foi apresentada no Festival Ibérico em Badajoz, 2010. Estreou também outras obras na Fundação Gulbenkian como O Lobo, o Capuchinho e a Avó para Orquestra e Versos para Sexteto de Violoncelos, obra encomendada pelo grupo Violonseis. Mais recentemente estreou a obra A Planta de Gilgamesh no Festival de Música dos Açores, edição de 2011, obra essa encomendada pelo Ensemble XXI.

No ciclo de concertos promovido pelo EboraeMusica foram também estreadas obras inspiradas em músicas populares açorianas. Em 2008 foi-lhe encomendada a peça Intermezzo para contrabaixo para o PJM/Antena2.

Obteve duas Menções Honrosas em concursos de Composição.

Frequentou o Mestrado em Violoncelo na Universidade de Évora sob a orientação dos Professores Paulo Gaio Lima e Teresa Valente Pereira.

Actualmente é professor das disciplinas de Violoncelo e de A.T.C. na SAMP, Leiria, e no Conservatório de Música David de Sousa da Figueira da Foz.



Home|SAMP|Formações Residentes|Escola de Artes|Saúde com Arte|Formação|Programas e Eventos|Secretaria|Apoios

Design by António Costa   Powered by inCentea© 2009-2010 SAMP - Sociedade Artística Musical dos Pousos