Apoios

Donativo SAMP

Se reconhece o nosso trabalho e quer apoiar uma causa social ou inclusiva e ajudar a transformar o mundo através das Artes, contacte-nos!
Os donativos atribuídos à SAMP são utilizados nos diversos prjetos, atividades e eventos que se encontram a decorrer. Se desejar que o seu contributo seja utilizado em algum dos projetos/atividades/eventos em particular, dê-nos a indicação do projeto, na mesma altura em que fizer o seu donativo.
Poderá realizar o seu contributo via transferência bancária ou através de cheque, que deverá remeter para a seguinte morada: Rua Coronel José Pereira Pascoal, nº 3, 2410-234 Leiria. Pagamentos por cheque devem ser acompanhados de uma carta / postal a comunicar o donativo_nome_projeto. No caso de optar pela transferência bancária, pedimos que entre em contacto com a secretaria SAMP, através de , de forma a que lhe sejam indicados os seguintes passos.
Informamos que se pretender a emissão do respetivo recibo de donativo, deverá facultar os seguintes dados: nome, morada e NIF.

Para esclarecimentos adicionais, poderá entrar em contacto através de ou 244 801 685.

Os donativos são dedutíveis à colecta.

Conheça a legislação em vigor sobre mecenato social.

Acesso Cultura

A Acesso Cultura é uma associação sem fins lucrativos de profissionais da cultura e de pessoas interessadas nas questões de acesso físico, social e intelectual à participação cultural, procurando distinguir, divulgar e promover entidades e projetos que se distinguem por boas práticas, e criar maior exigência na sociedade, melhorando a acessibilidade à participação cultural.

Inicialmente denominada de Grupo para a Acessibilidade nos Museus – GAM, a associação, que funcionou até 2013 como um grupo informal de trabalho, juntou membros institucionais e individuais, museus e profissionais de museus e construiu uma forte reputação como um grupo sério e inovador, cujo trabalho foi valorizado e respeitado no meio em que se inseriu, dando lugar à Acesso Cultura, Associação Cultural.

A SAMP foi distinguida com o Prémio Acesso Cultura | Acessibilidade Social com o Programa “Saúde com Arte” a 17 de junho de 2016, e recebeu uma Menção Honrosa pelo projeto “Ópera na Prisão” a 16 de junho de 2019.

Apoio:
Não financeiro, cooperação, promoção de boas práticas e reflexão.

 

Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus

O Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus pertence ao ensino público, e tem uma oferta educativa desde o pré-escolar até ao 9.º ano de escolaridade.

É em articulação pedagógica e logística com a Escola Dr. Correia Mateus que a SAMP leciona o regime de ensino artístico especializado da música. O plano curricular do aluno integra as disciplinas da componente geral e da componente vocacional de música.
A parceria entre a Escola de Artes SAMP e o Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus envolve ainda muitos outros projetos e atividades, bem como cedência de espaços, materiais e infraestruturas.

Apoio:
Não financeiro, cooperação entre as entidades

 

Alto Comissariado para as Migrações - ACM

O Alto Comissariado para as Migrações – ACM é um instituto público que intervém na execução das políticas públicas em matéria de migrações e procura olhar para o mundo de uma forma criativa, com o objetivo de responder às crescentes necessidades dos diferentes perfis dos migrantes e da sua integração.
Uma das suas missões enquanto instituição, passa por combater todas as formas de discriminação em função da cor, nacionalidade, origem étnica ou religião.
Neste sentido, o ACM apoiou o projeto SAMP “IL Trovatore”, em 2018, promovendo, em parceria com os Agrupamentos de Escolas Dr. Correia Mateus e Escolas da Caranguejeira, a sensibilização da comunidade leiriense para a cultura cigana em geral a sociabilização e integração da comunidade cigana dos bairros na comunidade leiriense e o reforço da inclusão na comunidade escolar das crianças, encontrando-lhes, através da arte e da música, outras competências pedagógicas, sociais e artísticas, potenciando a redução do absentismo, abandono e melhoria do desempenho escolar.
Aspira, de forma geral, continuar a persistir na integração das crianças da comunidade cigana com competências sociais que promovam a inclusão, e abram novos horizontes e oportunidades às mesmas.

Apoio:
Financeiro, 20.000€

 

Ageing@Coimbra

O Ageing@Coimbra é um consórcio que visa a valorização do papel do idoso na sociedade e a aplicação de boas práticas em prol do seu bem-estar geral e de um envelhecimento ativo e saudável.
O seu principal objetivo é melhorar a vida dos cidadãos idosos na Região Centro de Portugal através de melhores serviços sociais e cuidados de saúde, assim como da criação de novos produtos e serviços inovadores e o desenvolvimento de novos meios de diagnóstico e terapêuticos.

A SAMP conquistou o prémio “Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro”, na Categoria Vida, com o programa Novas Primaveras, reforçando o credibilidade e impacto deste programa junto da população pertencente à 3.ª e 4.ª idades, e integra também o consórcio.

Apoio:
Não financeiro, cooperação, promoção de boas práticas e reflexão.

 

Arquivo Distrital de Leiria

O Arquivo Distrital de Leiria é um serviço público de âmbito regional, com a natureza de unidade orgânica flexível, integrado na Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), sendo um serviço central da administração direta do Estado, tutelado pelo Ministério da Cultura.

Procura, principalmente, promover a preservação, valorização, divulgação e acesso ao património arquivístico da sua área de intervenção, garantindo os direitos do Estado e dos Cidadãos e servindo como recurso probatório e informativo da atividade administrativa, bem como guardião da memória coletiva e individual.

Apoio:
Não financeiro, cedência de espaço para armazenamento de grande parte do Arquivo e Espólio, referente ao Projeto Histórico SAMP.

 

BPI e Fundação "la Caixa"

A origem do BPI (Banco Português de Investimento) data de 1981, sendo o primeiro banco privado criado após a reabertura do setor à iniciativa privada no seguimento das nacionalizações de 1975. A Fundação “la Caixa” é uma organização sem fins lucrativos que, desde o início do século XX, trabalha todos os dias para conseguir uma sociedade mais igualitária para todos os grupos sociais.

A Responsabilidade Social constituiu desde sempre um eixo fundamental da identidade do BPI e é reforçada em Portugal em articulação com a Fundação “la Caixa”, que apoia inúmeros projetos nas áreas da Solidariedade Social, Cultura, Educação, Ciência, Investigação e Empreendedorismo.

A SAMP foi distinguida pelo Prémio BPI “la Caixa” Solidário 2019, com o projeto “Musicoterapia com Pessoas com Dor Crónica”, que tem como objetivo oferecer uma abordagem terapêutica complementar às pessoas com dor ou doença crónica, melhorando a sua qualidade de vida através da música.

Apoio: Financeiro, 44.600€

 

Câmara Municipal da Batalha

A Batalha foi palco de grandes momentos históricos, desde a presença romana até às lutas decisivas pela independência, deixando um incontornável património cultural. Foi a vitória na Batalha de Aljubarrota, ocorrida a 14 de agosto de 1385, que levou à construção do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, um pólo de atração que deu origem à Vila da Batalha.

O Município da Batalha apoia o projeto SAMP “Novas Primaveras”, e a sua operacionalização em várias instituições no concelho, bem como auxilia através da cedência de espaços, empréstimo de materiais para atividades e eventos SAMP, e divulgação dos mesmos.

Apoio:
Financeiro e não financeiro

 

Câmara Municipal de Leiria

A Câmara Municipal de Leiria – CML, é um dos parceiros SAMP que através do auxílio anual pelo regulamento de apoio ao associativismo, designado de “PRO-LEIRIA”, colabora com os projetos SAMP “Novas Primaveras”, “Coro SAMP”, “Banda Filarmónica”.
A CML contribui adicionalmente apoios anuais e pontuais a outros projetos e atividades SAMP, bem como enquanto adjudicante de diversas atividades de âmbito cultural e social.

Como parceiro SAMP, a CML também cede espaços, materiais e equipamentos para diversas atividades, eventos e projetos SAMP, como salas de espetáculos, bem como apoia a divulgação dos mesmos.

Apoio:
Financeiro e não financeiro.

 

Centro Hospitalar de Leiria

O Centro Hospitalar de Leiria – CHL tem como missão prestar cuidados de saúde diferenciados e de qualidade a todos os utentes que a este ocorram, em articulação com os cuidados de saúde primários, com os demais hospitais integrados na rede do Serviço Nacional de Saúde e com a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

O CHL apoia a SAMP nos projetos “Allegro Pediátrico”, “Musicoterapia na Dor Crónica, “100 Limites ao Som”, “ConSentir o Som” e “Aqui Contigo”. Para além disso, oferece apoio na cedência de espaços e aquisição de materiais para atividades, bem como apoio na divulgação dos mesmos.

Em parceria com, e nesta Unidade Hospitalar, encontra-se a funcionar um dos projetos inovadores SAMP, o Laboratório de Musicoterapia, em parceria com a Unidor – Unidade de Terapêutica da Dor Crónica do CHL.

Apoio:
Não financeiro.

 

Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - DGEstE

A DGEstE é um serviço central de administração direta do Estado, dotada de autonomia administrativa.
A DGEstE tem por missão garantir a concretização regional das medidas de administração e o exercício das competências periféricas relativas às atribuições do Ministério da Educação (ME)

O Ministério da Educação financia, através de Contrato de Patrocínio, o ensino artístico especializado da música ministrado pela SAMP|EA

Apoio:
Financeiro

 

 

Erasmus +

O Erasmus+ é o programa da Comissão Europeia nos domínios da Educação, Formação, Juventude e do Desporto, que pretende promover o desenvolvimento de uma Europa do conhecimento, a todos os níveis da educação e formação; contribuir para alcançar os objetivos de crescimento inteligente, sustentável e inclusivo; bem como ajudar na internacionalização e excelência do ensino e formação na União Europeia.

São diversos os estagiários, de diferentes países, que pretendem e/ou realizam estágios na SAMP, com maior destaque para os europeus. A procura é feita maioritariamente por estagiários espanhóis – especialmente provenientes da Universidad de Valladolid -, italianos e brasileiros.

Apoio:
Não financeiro.

 

Escola de Dança Clara Leão

A Escola de Dança Clara Leão (EDCL) funciona em Leiria desde 1987, e é dirigida por Clara Leão.
A Escola de Dança Clara Leão tem uma estreita e histórica parceria com a SAMP, através do projeto “Ópera na Prisão”, bem como em outros projetos artísticos inclusivos.

O apoio desta instituição inclui ainda a cedência de recursos humanos e materiais para diversas atividades e eventos, e ainda a divulgação dos mesmos.

Apoio:
Não financeiro.

 

Estabelecimento Prisional de Leiria - Jovens

O Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens (EPL-J) destina-se ao internamento de reclusos jovens adultos, dos 16 aos 21 anos, com possibilidade de permanência até aos 25 anos. o EPL-J tem investido nas áreas do ensino e da formação profissional, tendo construído, para o efeito, uma “escola” em edifício próprio e um pavilhão para a formação profissional.

Este Estabelecimento apoia diretamente a SAMP no seu projeto “Ópera na Prisão”, uma vez que são os seus jovens reclusos, suas famílias, guardas e pessoal técnico que integram, de forma participativa e em processo de co criação, o projeto. Apoia adicionalmente através da cedência de espaço, recursos humanos, materiais e apoio na divulgação das demais atividades referentes ao projeto.

Apoio:
Não financeiro

 

Fnac Leiria

A Fnac dispõe de produtos disponíveis nas lojas, e oferece inúmeros serviços aos seus clientes, como o laboratório Fnac, a Clínica Fnac, métodos de expedição diferenciadores, campanhas exclusivas para Aderentes, Click in Store e oferta MarketPlace.

A parceria com a SAMP inclui diversas sessões, programadas ao longo do ano, de Berço das Artes, Ensino Oficial e Audições, bem como de outras atividades que estejam relacionadas com o conceito da marca.

 

www.fnac.pt

 

Fundação Caixa Agrícola de Leiria

A Fundação Caixa Agrícola de Leiria (FCAL) é uma pessoa coletiva de direito privado, dotada de personalidade jurídica. O seu objetivo consiste na promoção de ações de carácter cultural, educativo, artístico, social e filantrópico nas áreas geográficas de ação da Caixa de Crédito de Leiria. A FCAL tem como destinatários privilegiados as entidades de solidariedade e justiça social, a preservação da identidade regional e a universalização do respeito pelos direitos humanos.

A Fundação apoia, enquanto mecena, a SAMP no seu programa “SAMP Contigo”, bem como através da cedência de espaços, material e divulgação de atividades.
Foi investidor social da SAMP no projeto Pavilhão Mozart – Só Zerlina ou Cosi Fan Tutte, também co-financiado pelo POISE|Portugal2020, através da iniciativa Portugal Inovação Social.

Apoio:
Financeiro e não financeiro.

 

www.fundacao.caixacreditoleiria.pt

 

Fundação Calouste Gulbenkian

A Fundação Calouste Gulbenkian é uma instituição perpétua de nacionalidade portuguesa com fins caritativos, artísticos, educativos e científicos. Comprometida com a sua plena independência e preservação do seu património, a Fundação define como principal prioridade para a sua atividade a construção de uma sociedade que ofereça iguais oportunidades e que seja sustentável.

A Fundação apoiou financeiramente a SAMP através do Programa PARTIS I e PARTIS II, com o projeto “Ópera na Prisão”, bem como através da cedência de espaço, material, recursos humanos, e apoio na divulgação de diversas atividades. A Fundação Calouste Gulbenkian é um parceiro de inquestionável relevância para o desenvolvimento dos projetos de inovação social, e inclusão através da artes, desenvolvidos pela SAMP.

Em 2017 a SAMP foi premiada pela Fundação Calouste Gulbenkian com o Prémio Coesão, premiando o trabalho desenvolvido nos projetos Novas Primaveras, Aqui Contigo e Palco em Casa, na área do bem-estar no envelhecimento.

Apoio:
Financeiro e não financeiro.

 

www.gulbenkian.pt

 

Fundação EDP

A Fundação EDP é uma instituição privada com estatuto de utilidade pública, sem fins lucrativos, criada pela EDP – Energias de Portugal, S.A., que assume como sua missão contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, através de iniciativas sociais, culturais e científicas.

A Fundação EDP apoiou o evento “Pinhal das Artes”, um festival de Artes para a primeira infância (0 a 6 anos), num espaço dedicado à família, à sensibilização ambiental e à educação pela e para a arte, com particular destaque para a música. Este evento realiza- -se no Pinhal do Rei, em São Pedro de Moel – Marinha Grande – Leiria, no primeiro fim de semana de julho. Teve a sua primeira edição em 2007.

Apoio:
Financeiro

 

Horizonte 2020

O Horizonte 2020 é o Programa-Quadro da Comissão Europeia para financiamento à Investigação e Inovação e vigora entre 2014 e 2020. Os Programas Quadro da Comissão Europeia são o principal instrumento de financiamento à investigação e inovação na Europa e foram criados com o objetivo de criar um verdadeiro mercado interno da ciência e da tecnologia na construção do futuro europeu.

O consórcio TRACTION é financiado pela União Europeia através do Horizonte 2020, projeto 870610.

Apoio:
Financeiro

 

INATEL

A Fundação INATEL é uma organização singular na sociedade portuguesa que se afirma por uma missão, visão e valores organizacionais distintivos, que pretendem contribuir para o bem-estar integral e o desenvolvimento pessoal de cada um, bem como para a inclusão social de todos cidadãos.

A Fundação vem apoiando diversas atividades da Escola de Artes SAMP, incluindo as referentes às nossas Formações Residentes.

Apoio:
Financeiro.

 

Junta de Freguesia de Marrazes e Barosa

Esta União das Freguesias foi constituída em 2013 pela agregação das antigas freguesias de Marrazes e Barosa.

A Junta apoia a SAMP financeiramente através do projeto Novas Primaveras, o qual faz chegar às Instituições da sua freguesia.

Apoio:
Financeiro.

 

Junta de Freguesia do Arrabal

A Junta de Freguesia do Arrabal apoia a SAMP financeiramente através do projeto Novas Primaveras, o qual faz chegar às Instituições da sua freguesia, bem como através da cedência de espaço, material e na divulgação de atividades.

É investidor social da SAMP no projeto Aqui Contigo, também co-financiado pelo POISE|Portugal2020, através da iniciativa Portugal Inovação Social.

Apoio:
Financeiro e não financeiro.

 

Livraria Arquivo

Fundada na década de 80 no centro de Leiria, é uma referência cultural na cidade. Funciona como livraria mas também tem um espaço de galeria, um auditório, um ciber espaço e uma cafetaria. Destaque para o espaço infanto-juvenil.

A Livraria Arquivo apoia a SAMP através da cedência de espaço para a realização de eventos, como por exemplo os Pequenos Artistas, materiais diversos e na divulgação de atividades.

Apoio:
Não financeiro

 

Ministério da Educação

O Ministério da Educação é o departamento do Governo de Portugal que tem como missão definir, coordenar, executar e avaliar as políticas nacionais dirigidas à educação, com as políticas de qualificação profissional.

O Ministério da Educação financia, através de Contrato de Patrocínio, o ensino artístico especializado da música ministrado pela SAMP|EA

Selo de Escola Intercultural de Nível I – Iniciação a 9 de maio de 2018

Apoio:
Financeiro e Não Financeiro

 

Paróquia dos Pousos

A Paróquia dos Pousos apoia diversos eventos e atividades SAMP através da cedência de espaços, materiais e apoio na divulgação dos mesmos.

Apoio:
Não financeiro.

 

Programa Operacional Inclusão Social e Emprego - POISE | Portugal Inovação Social

O Programa Operacional Inclusão Social e Emprego – POISE, tem como objetivo principal criar condições que proporcionem oportunidades aos que, direta e indiretamente, procuram e são beneficiados pelo Programa.
O POISE pretende melhorar a qualidade de vida dos portugueses e a promoção da sua inclusão nas suas mais variadas formas. O POISE é um programa financiador do Portugal 2020 e co financiador da iniciativa pública, Portugal Inovação Social, que visa promover a inovação social e dinamizar o mercado de investimento social em Portugal.
O Portugal 2020 trata-se do Acordo de Parceria adotado entre Portugal e a Comissão, que reúne a atuação dos cinco Fundos Europeus Estruturais e de Investimento – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, Fundo de Coesão, Fundo Social Europeu, Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural e Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e Pescas – no qual se definem os princípios de programação que consagram a política de desenvolvimento económico, social e territorial para promover, em Portugal, entre 2014 e 2020.

O POISE, através da Iniciativa Portugal Inovação Social, co financia atualmente, através das Parcerias para o Impacto, os projetos “Aqui Contigo” e “Museu na Aldeia”. Foi ainda co financiador dos projetos “Pavilhão Mozart – Só Zerlina ou Così Fan Tutte” (Ópera na Prisão) e Capacitação para o Investimento Social. Atualmente o Portugal Inovação Social é uns parceiros mais relevantes da SAMP.

Apoio:
POISE-03-4639-FSE-000184 – 45.809,30€
POISE-03-4639-FSE-000023 – 122.971,80€
POISE-03-4639-FSE-000740 – 64.750€
POISE-03-4639-FSE-000819 – 399.354,29€

 

Politécnico de Leiria

O Politécnico de Leiria é uma instituição pública de ensino superior, que iniciou a sua atividade em 1980.
Está presente na região de Leiria e Oeste através das suas cinco escolas superiores, localizadas nas cidades de Leiria, Caldas da Rainha e Peniche.

Das cinco escolas do Politécnico, destaca-se como apoio à SAMP a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – ESECS, através de Estágios Curriculares, avaliação SPSS do projeto “Ópera na Prisão – Pavilhão Mozart”, bem como na cedência de equipamentos e materiais para atividades e eventos, também cedidos pela Escola Superior de Artes e Design – ESAD.

Apoio:
Não financeiro

 

Sé de Leiria

A Sé de Leiria apoia a SAMP através da cedência de espaço e materiais, bem como na divulgação de atividades e eventos.

Apoio:
Não financeiro.

 

União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes

A União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes fornece anualmente um apoio financeiro à SAMP através do projeto Novas Primaveras, o qual faz chegar às Instituições da sua freguesia, bem como apoia através da cedência de espaços e materiais em diversos projetos, atividades e eventos SAMP, como é exemplo Berço das Artes, apoiando ainda na divulgação dos mesmos.

É investidor social da SAMP no projeto Aqui Contigo, também co-financiado pelo POISE|Portugal2020, através da iniciativa Portugal Inovação Social.