Seja um
embaixador
SAMP!

Ao apoiar este projecto está
a garantir que chegará mais longe, por mais tempo, e a mais pessoas:

donativo

Categoria:

Os donativos são dedutíveis à colecta.
Conheça a legislação em vigor sobre mecenato social.

Coros

A atividade coral na SAMP teve início nos anos 60 do século XX, aquando da criação de um grupo de variedades então dirigido pelo Maestro António Cordeiro Gonçalves.

Este grupo voltou a ser reativado pelo mesmo maestro no início da década de 80 e, já com a direção de Paulo Lameiro, desenvolveu-se para vários agrupamentos: coro, grupo de teatro, grupo de dança e orquestra SwingSAMP.

O Coro passou então a ser dirigido pelo Maestro Joaquim Vicente Narciso ao longo de 16 anos, período em que consolidou a sua atividade regular.

Atualmente a SAMP possui três formações corais: o Coro SAMP, dirigido pela Maestrina Carolina Correia, o Coro Juvenil SAMP e o Coro Infantil SAMP, dirigidos pela Maestrina Oxana Khurdenko.

As vozes do Coro SAMP são reconhecidas em diversos pontos da comunidade, por exemplo, nas ruas vizinhas da sede e da Paróquia dos Pousos ou entre mães e pais de alunos da nossa Escola de Artes. Algumas vozes, ainda jovens, juntam-se a outras mais séniores; vozes de pessoas que formam algo mais que um coro em que cantar é igualmente algo mais que arte. Juntas, com os seus ricos e harmoniosamente fundidos timbres, estas vozes são capazes de EnCantar qualquer ouvido.

O Coro Juvenil SAMP é algo mais que uma formação académica da Escola de Artes. É também um grupo de jovens cantores para quem cantar é parte do seu quotidiano. Os desafios a que se propõe são diversos, desde o habitual repertório de câmara a outros caminhos tais como bandas sonoras, cantos étnicos e obras com banda filarmónica. Sendo uma formação académica, a rotação dos seus elementos é regular, ainda assim, é também regular a permanência de alunos após o fim do seu curso, o que revela a forte afinidade para com o grupo que usualmente enche o coração de cada jovem cantor e que caracteriza este coro.

Os mais jovens cantores desfrutam das suas vozes no Coro Infantil SAMP, uma formação também académica que reúne os alunos de tenra idade mais audazes e que já dispensam a partilha de palco com os pais. Os pequenos querubins praticam repertório semelhante ao Coro Juvenil, adequadamente selecionado para idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos. Nesta formação os jovens artistas adquirem as bases necessárias da prática coral a desenvolver no Coro Juvenil e descobrem que têm dentro de si um grande instrumento.

Venha partilhar a sua voz com a SAMP!

Contacte a Secretaria SAMP para mais informações.

 

 

| Créditos fotográficos de Miguel Bidarra |