Ensino Básico no Regime Articulado

A Escola de Artes SAMP consolidou nos seus 27 anos de história um projeto educativo de pequena escala para maximizar a eficácia do ensino artístico e o seu impacto na comunidade onde se insere. Por isso apostou na implementação do Regime Articulado numa única escola de ensino geral, somente com turmas dedicadas, para potenciar ao máximo os resultados e o funcionamento que o regime proporciona.

O Regime Articulado está assim protocolado com a Escola E.B. 2/3 Dr. Correia Mateus, do Agrupamento Dr. Correia Mateus de Leiria, numa articulação entre escolas que inclui a partilha de instalações para a realização das aulas de conjunto. Neste já longo trajeto, sabemos que a articulação entre escolas é muito mais eficiente quanto mais dedicadas forem as turmas no seu currículo e composição, evitando alunos dispersos em várias turmas e escolas.
Ao longo de cinco anos do curso os jovens artistas desenvolvem competências musicais especializadas e preparam-se para a possibilidade de prosseguir estudos musicais no Ensino Secundário.
Para complementar a formação artística e em comunhão com o seu Projeto Educativo, a Escola de Artes promove a articulação com os vários projetos SAMP, em especial aos que se demarcam pela inovação social, incrementando a cidadania dos alunos e abrindo horizontes para o papel do músico na sociedade.
O Curso Básico de Música ministrado na Escola de Artes rege-se pela Portaria nº 223-A/2018 de 3 de agosto e é financiado pelo Ministério da Educação via Contrato de Patrocínio.

Instrumentos:
Acordeão, Bombardino/Tuba, Carrilhão, Clarinete, Fagote, Flauta Transversal, Guitarra Clássica, Oboé, Órgão, Percussão, Piano, Saxofone, Trombone, Trompa, Trompete, Violeta, Violino e Violoncelo.