Seja um
embaixador
SAMP!

Ao apoiar este projecto está
a garantir que chegará mais longe, por mais tempo, e a mais pessoas:

donativo

Categoria:

Os donativos são dedutíveis à colecta.
Conheça a legislação em vigor sobre mecenato social.

Carrilhão

Tocam os sinos da Igreja, e da torre sineira surgem badaladas que constroem melodias harmonizadas pelo conjunto de sinos… As ruas da cidade são invadidas pelo ar “giocoso” das melodias rodopiantes das doces badaladas dos sinos, e com harmoniosa presença
alegram e transportam todos aqueles que os ouvem por um universo sonoro incrível.

O Carrilhão é um instrumento musical constituído por sinos e uma consola (teclado), que os permite accionar. Numa parceria com o Cabido da Catedral e da Diocese de Leiria-Fátima, a SAMP oferece desde 2006 a possibilidade de fazer estudos oficiais neste instrumento.
Apesar do carrilhão ser mais característico de países como a Holanda e a Bélgica, pelo facto do Palácio Nacional de Mafra possuir dois destes instrumentos históricos, ganhou entre nós a simpatia e interesse de muitos portugueses.
Os únicos carrilhões activos em Portugal são os da Torre dos Clérigos no Porto, o da Igreja dos Pastorinhos de Fátima em Alverca, os do Palácio Nacional de Mafra e o da Torre da Catedral de Leiria.

A Escola de Artes SAMP é a única escola portuguesa que teve em funcionamento o Curso Oficial de Carrilhão. As aulas são apoiadas pela existência de uma consola digital de estudo residente no Auditório Barão de Viamonte na SAMP e a Torre da Catedral de Leiria na qual se realizam as audições e concertos.

Inscrições permanentemente abertas para cursos livres ou oficiais em geral@samp.pt. Mais informações para 244801685.

 

| Créditos fotográficos de Ricardo Graça |