Carrilhão

Tocam os sinos da Igreja e da torre sineira surgem badaladas que constroem melodias harmonizadas pelo conjunto de sinos… As ruas da cidade são invadidas pelo ar “giocoso” das melodias rodopiantes das doces badaladas dos sinos, e com harmoniosa presença alegram e transportam todos aqueles que os ouvem por um universo sonoro incrível.

O carrilhão é um instrumento musical composto por uma série de 23 ou mais sinos, devidamente afinados, e com os quais podem ser executadas composições musicais de forma manual ou automática. De forma manual utiliza-se um teclado específico, que aciona mecanicamente o badalo (dispositivo colocado no interior do sino para o percutir) de forma a percutir o sino respetivo. Numa parceria com o Cabido da Catedral e da Diocese de Leiria-Fátima, a SAMP oferece desde 2006 a possibilidade de fazer estudos oficiais neste instrumento.

Apesar do Carrilhão ser mais característico de países como a Holanda e a Bélgica, pelo facto do Palácio Nacional de Mafra possuir dois destes instrumentos históricos, ganhou entre nós a simpatia e interesse de muitos portugueses. Os únicos carrilhões ativos em Portugal são os da Torre dos Clérigos no Porto, o da Igreja dos Pastorinhos de Fátima, em Alverca, os do Palácio Nacional de Mafra e o da Torre da Catedral de Leiria.

A Escola de Artes SAMP é a única escola portuguesa que teve em funcionamento o Curso Oficial de Carrilhão. As aulas são apoiadas pela existência de uma consola digital de estudo residente no Auditório Barão de Viamonte, na SAMP, e a Torre da Catedral de Leiria na qual se realizam as audições e concertos.

Inscrições permanentemente abertas para cursos livres ou oficiais.
Para mais informações, contacte geral@samp.pt ou 244 801 685.

 

O Curso de Carrilhão SAMP na Comunicação Social

Sociedade Artística Musical dos Pousos recebe famoso carrilhonista | 26 de fevereiro de 2019, Diário de Aveiro

Torre da Sé – Estão de volta os concertos de carrilhão | 17 de dezembro de 2015, Região de Leiria

SAMP é a única escola de toda a Península Ibérica com um curso oficial de Carrilhão | 24 de agosto de 2015, Tinta Fresca

Esta tarde toquei o carrilhão de Leiria | 01 de fevereiro de 2009, Blog Laurinda Alves

Feira Vocacional de Leiria | 26 de abril de 2005, Agência Ecclesia

Alunos em Leiria aprendem a transformar badaladas de sinos em música | 23 de janeiro de 2005, RTP Notícias

Começou a Escola de Carrilhão! | 05 de janeiro de 2005, O Mensageiro

 

 

 

| Créditos fotográficos de Ricardo Graça |