Seja um
embaixador
SAMP!

Ao apoiar este projecto está
a garantir que chegará mais longe, por mais tempo, e a mais pessoas:

donativo

Categoria:

Os donativos são dedutíveis à colecta.
Conheça a legislação em vigor sobre mecenato social.

Criação Artística

A criação artística está presente na Escola de Artes desde o seu primeiro ano de formação. Assim tem sido nas aulas do programa Berço das Artes, em que os conteúdos são de cada sessão são organizados e preparados pelos professores para um momento performativo quase único.

No âmbito do ensino oficial de música, atualmente Ensino Artístico Especializado, a criação é incrementada por via da disciplina que cuida da composição musical, mas também se coloca em prática a criatividade para aprimorar audições que se revestem de temáticas específicas.

A criação artística é ainda alarga às mais simples reuniões plenárias com encarregados de educação, em que os temas anuais que prevalecem nos planos de actividades são apresentados em performance. Contudo, é no teatro que a criação artística SAMP encontra maior frequência, o que deriva dos conteúdos e estratégias pedagógicas das disciplinas. Ou seja, faz parte do desenvolvimento das disciplinas de teatro criar e recriar.
Neste contexto criativo, a Escola de Artes tem procurado manter profissionais no corpo docente com as qualificações para criarem peças de teatro que envolvem a música, as formações residentes da SAMP, os professores e alunos de toda a escola, e ainda a prática teatral em família. 8 SAMP – Estação Teatral foi um dos grupos de teatro residentes de entre os vários estabelecidos em alguns períodos do funcionamento da escola, precisamente para fomentar a criação, o que chegou a levar a palco a Filarmónica SAMP como performer da banda sonora e personagem.
Por outro lado, a peça “Léguas de Línguas” surgiu como proposta de professoras SAMP e terminou como um espectáculo itinerante.

Com criatividade a Escola de Artes se iniciou e a criar contínua para sempre.

 

| Créditos fotográficos de Joaquim Dâmaso |