Ensino Artístico Especializado da Música

Os caminhos para qualquer pessoa se formar como músico são múltiplos, alguns diferenciadores, outros mais ou menos académicos, de progressão e exigências variáveis. Em comum têm o objectivo final: ser-se bom músico!
A vertente do Ensino Artístico Especializado da Música visa a formação académica, assente numa organização curricular estabelecida pelo Ministério da Educação, com o objectivo final de formar o músico especialista.

Os cursos oficiais que funcionam nestes moldes são oferecidos pela Escola de Artes no Ensino Básico e no Ensino Secundário nos regimes Articulado e Supletivo, regidos pela legislação em vigor e limitados à frequência até aos 18 anos de idade. Estes perfazem o percurso habitual para os alunos que almejam os cursos de música nos níveis do Ensino Superior.
A par destes cursos comummente apelidados de ensino oficial a Escola de Artes oferece ainda percursos alternativos, os Cursos Livres, também personalizados e em que os alunos têm a liberdade de estabelecer com os seus professores um objectivo próprio, quer seja concorrer à melhor escola superior de música de Londres como tornar-se músico filarmónico de excelência.