Seja um
embaixador
SAMP!

Ao apoiar este projecto está
a garantir que chegará mais longe, por mais tempo, e a mais pessoas:

donativo

Categoria:

Os donativos são dedutíveis à colecta.
Conheça a legislação em vigor sobre mecenato social.

Música em Conjunto

Aprender música e tocar em conjunto é algo que poderá ser indissociável. Além de ser parte integrante da matriz curricular dos Cursos Artísticos Especializados de Música, portanto essencial para a formação do músico, a música em conjunto é a personificação social de uma das competências exclusivas do ser humano.

A SAMP é na essência uma filarmónica, na prática um grupo de músicos amadores que se juntam para fazer boa música.
Esta prática de conjunto enraizada desde a sua fundação recebeu com a Escola de Artes o alargamento de horizontes musicais e artísticos. Se a Orquestra de Sopros é a formação que mais se aproxima da Filarmónica por conservar a constituição instrumental, tal como a Klássicus se aproxima da orquestra de câmara, a Caleidoscópica é a mais audaz e diferenciadora porque permite percorrer várias formas de fazer música numa única performance.
Os habituais coros fazem parte deste cardápio, a que se juntam várias classes em que todos, mesmo todos, podem ambicionar aprender o necessário para fazer música em conjunto, de que é exemplo Guitarra para Todos.

Algumas classes têm funcionamento anual, outras são mais irregulares e dependem por completo da intenção dos alunos em frequentá-las, como é exemplo a Orquestra de Graúdos, uma classe criada em exclusivo para alunos adultos cujas ambições não passam por uma grande carreira de músico e que depende do um número mínimo de alunos para funcionar.

Estas são classes de Música em Conjunto que a Escola de Artes oferece:
Caleidoscópica
Combo
Coro Infantil
Coro Juvenil
Guitarra para Todos
Guitarra Portuguesa para Todos
Guitarrinhas do Barão
Jazz para Todos
Klássicus
Orquestra de Graúdos
Orquestra de Guitarras
Orquestra de Sopros
Percussão para Todos