Preparatório

Para alunos em idade de frequência ao 1.º Ciclo que já optaram por um instrumento e que pretendem iniciar um percurso especializado em ensino oficial.
Este nível de ensino corresponde ao curso de Iniciação em Música do ensino artístico especializado presente na matriz curricular-base do 1.º Ciclo constante na Portaria nº 223-A/2018 de 3 de agosto e é financiado parcialmente pelo Ministério da Educação via Contrato de Patrocínio. Integra duas disciplinas de conjunto, designadamente Classes de Conjunto e Formação Musical, e a disciplina de Instrumento leccionada individualmente ou em grupo de 2 alunos.
A estratégia pedagógica da Escola de Artes para as idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos passa pelo envolvimento dos pais nos processos de aprendizagem, sendo Piccolini – o último nível do programa Berço das Artes – e os Filarmónicos Pais & Filhos exemplos diretos da evidência dessa mesma estratégia.
Também no nível Preparatório a presença dos pais é considerada como fundamental, em especial na disciplina de Instrumento a que são usualmente convidados a assistir, por vezes a tocar. Os alunos deste nível podem ainda frequentar as turmas vocais e instrumentais de Filarmónicos Pais & Filhos, concretizando em pleno a estratégia pedagógica da escola.
Com este crescimento partilhado entre pai e filho os resultados são mais promissores, constituindo assim um excelente início de percurso no ensino especializado da música que encaminha os jovens artistas para o Ensino Articulado.
A frequência deste curso varia entre 1 e 4 anos conforme a idade do aluno na sua primeira matrícula.

Carga horária:
Instrumento – 60 min. (com dois alunos ou em blocos individuais de 30 min.)
Formação Musical – 50 min.
Classe de Conjunto – 50 min.

Instrumentos:
Acordeão, Bombardino/Tuba, Canto, Carrilhão, Clarinete, Fagote, Flauta Transversal, Guitarra Clássica, Oboé, Órgão, Percussão, Piano, Saxofone, Trombone, Trompa, Trompete, Violeta, Violino e Violoncelo.