Seja um
embaixador
SAMP!

Ao apoiar este projecto está
a garantir que chegará mais longe, por mais tempo, e a mais pessoas:

donativo

Categoria:

Os donativos são dedutíveis à colecta.
Conheça a legislação em vigor sobre mecenato social.

O Ensino

A Escola de Artes SAMP foi criada em 1992, obteve paralelismo pedagógico em junho de 2002 com vinculação ao Conservatório de Música de Coimbra e funciona actualmente com autonomia pedagógica determinada pelo Estatuto do Ensino Particular e Cooperativo. É o departamento SAMP que afeta maiores recursos humanos e materiais, e porventura o de maior significado para a comunidade em geral.

Berço das Artes” é o programa âncora do seu projeto educativo, que se julga único no país e na Europa. Trata-se de um plano de estudos no âmbito do ensino vocacional das artes para a primeira infância, e dele decorreram muitos outros projetos que hoje se desenvolvem no nosso país, como “Músicos de Fraldas” e “Concertos para Bebés”.

Quem inicia a aprendizagem musical no Berço das Artes encontra na Escola de Artes vários percursos possíveis para se desenvolver musicalmente ao longo da idade e até chegar a adulto. Após gatinhar os sons, na idade do 1º Ciclo, as opções são várias. Filarmónicos Pais & Filhos oferecem uma certa continuidade, os mais arrojados podem ingressar nos cursos de Iniciação à Música do Ensino Artístico Especializado (Preparatório) ou simplesmente escolher disciplinas a gosto nos Cursos Livres, ou ainda aprender a tocar uns acordes na classe Guitarra para Todos.

Caso a maturidade e o gosto pelo Ensino Artístico Especializado da Música seja o maior vínculo da criança com a arte, o caminho certo no 2º Ciclo de Escolaridade é o Regime Articulado. Embora os Cursos Livres também possam oferecer a mesma exigência, se a vontade se fica por fazer música de forma séria sem a obrigatoriedade das avaliações, esse é o caminho possível tal como ingressar numa das formações residentes como a Banda Filarmónica SAMP ou o Coro SAMP.

No nível Secundário os jovens artistas começam a visualizar o seu futuro em adulto. Para se sonhar com a carreira de músico o Ensino Artístico Especializado da Música em Regime Supletivo é o caminho possível na Escola de Artes, embora e mais uma vez também os Cursos Livres permitam atingir tais objetivos sem a obrigatoriedade de cumprir um calendário.

Por fim, e não menos fantástico, quase todos os percursos da Escola de Artes podem ser frequentados por alunos adultos, com ou sem conhecimentos musicais e independentemente dos objetivos artísticos. Todos os anos pais e avós dos artistas mais jovens, curiosos ou adultos audazes, frequentam os Cursos Livres. Em 2019/2020 o aluno mais crescido da escola tinha 77 primaveras e renovou para o ano seguinte!

 

| Créditos fotográficos de Joaquim Dâmaso |