Seja um
embaixador
SAMP!

Ao apoiar este projecto está
a garantir que chegará mais longe, por mais tempo, e a mais pessoas:

donativo

Categoria:

Os donativos são dedutíveis à colecta.
Conheça a legislação em vigor sobre mecenato social.

Mozart ON

Ópera na Prisão – Mozart ON foi um dos 16 projetos selecionado para ser financiado pela PARTIS & Art for Change, uma iniciativa conjunta da Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação “la Caixa”

Em setembro de 2022 damos continuidade ao projeto Ópera na Prisão com o “Mozart ON”, a nova edição do projeto SAMP realizado com a comunidade prisional do Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens (EPL-J).

Foi em 2004 que o Ópera na Prisão teve a sua primeira edição no Estabelecimento Prisional Regional de Leiria, tendo, em 2014, entrado pela primeira vez no EPL-J, com o apoio do Programa PARTIS da Fundação Calouste Gulbenkian. Desde então, o trabalho foi sendo realizado em conjunto com diferentes profissionais da área artística e social, bem como com os familiares dos jovens, técnicos e demais equipas do Estabelecimento. Apesar de os resultados de intervenção irem além das expectativas iniciais, foi identificada a necessidade de implementar estratégias de aprendizagem para as competências destes jovens além do projeto, e pensar nas mesmas como ferramentas na sua vida exterior ao EPL-J. É aqui que surge o Ópera na Prisão – Mozart ON.

Estes jovens, com idades entre 16 e 25 anos, encontram-se numa fase de vida fulcral para adquirir competências sociais, métodos de trabalho e expressão artística, que lhes permitam uma integração profissional autónoma. Ópera na Prisão – Mozart ON pretende criar um processo de trabalho personalizado, que identifique e potencie as competências pessoais e técnicas dos jovens participantes, proporcionando uma melhor reintegração na sociedade.

Co-Habitar, Co-Criar e Co-Produzir
Mozart ON divide-se em 3 grandes fases – Co-Habitar, Co-Criar e Co-Produzir -, que decorrem de setembro de 2022 a agosto de 2025.

Através destes três momentos, Mozart ON propõe trabalhar a Arte como grande propulsora do desenvolvimento social, garantindo recursos para que os jovens tenham acesso a ferramentas de aprendizagem e expressão, incentivando a consciência do outro, o respeito mútuo e o trabalho em equipa. Para além disso, pretende-se ainda melhorar a qualidade de vida dentro do Estabelecimento, ocupando o tempo destes jovens com a criação artística e aprendizagem, diminuindo assim os efeitos da reclusão.

Provocar impactos que perdurem na vivência destes jovens é o grande propósito do Ópera na Prisão – Mozart ON, ajudando não só na sua reinserção social através de formações com competências práticas que poderão usar “extra-muros”, mas também contribuindo para uma melhor relação familiar e com a comunidade dentro e fora da prisão.


O projeto SAMP “Ópera na Prisão – Mozart ON” é apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação “la Caixa” através da iniciativa PARTIS & Art for Change, e conta com o apoio do Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens (EPL-J), da Câmara Municipal de Leiria (CML) e da Escola de Dança Clara Leão.

 

O projeto Ópera na Prisão – Mozart ON na Comunicação Social

Projeto “Mozart ON”: “Ópera” promove ideias na prisão | 09 de agosto de 2022, Correio da Manhã

“Ópera na Prisão” lança “Mozart ON” para potenciar habilitações dos reclusos em Leiria | 08 de agosto de 2022, Região de Leiria

 

| Créditos fotográficos de Carlos Porfírio |