29º Aniversário da Escola de Artes SAMP

Foi no dia 03 de outubro de 1992, um sábado às 21h00, que teve lugar a primeira reunião com alunos e encarregados de educação da Escola de Artes SAMP. Foi neste dia que a SAMP deu mais um passo na sua história, e com ele inaugurou uma nova fase da sua vida.

A Escola de Artes nasceu da vontade e dedicação de várias pessoas, que se inspiraram em diversos momentos como Festivais de Música Juvenil e Cursos de Verão, que estiveram na origem da nossa EA. Criada em 1992, obteve paralelismo pedagógico em junho de 2002 com vinculação ao Conservatório de Música de Coimbra e funciona até aos dias de hoje com autonomia pedagógica determinada pelo Estatuto do Ensino Particular e Cooperativo.

Na SAMP, acreditamos que as Artes são fundamentais para o bom crescimento e desenvolvimento das crianças e por isso, no Berço das Artes oferecemos um plano de estudos no âmbito do ensino vocacional das artes para a primeira infância, do qual decorreram muitos outros projetos que hoje se desenvolvem no nosso país, como “Músicos de Fraldas” e “Concertos para Bebés”. Todos os que iniciam a aprendizagem musical no Berço das Artes encontram, na Escola de Artes, vários percursos possíveis para se desenvolver musicalmente ao longo dos anos. Após gatinhar os sons, na idade do 1º Ciclo, as opções são várias e incluem cursos para Pais & Filhos, Cursos em Família, Para Todos e Livres. Para os pequeninos mais arrojados, podem ainda ingressar nos cursos de Iniciação à Música do Ensino Artístico Especializado (Preparatório) e seguir para o Ensino Articulado, um projeto realizado em parceria com o Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus. Para além disso, existe também articulação entre os alunos da Escola de Artes e as Formações Residentes SAMP, como a Banda Filarmónica SAMP, SwingSAMP e Coro SAMP, ideais para todos os que desejam fazer música de forma séria, sem a obrigatoriedade das avaliações.

Ao longo destes 29 anos, a Escola de Artes SAMP foi crescendo e evoluindo a nível artístico, pedagógico e tecnológico, mantendo sempre o ideal de que “mais importante que colocar músicos no palco é colocar a Música e a Arte na vida das pessoas”. Sempre em constante inovação, na nossa Escola de Artes já foram lecionados Cursos de Costura, Desfiles de Moda e até de Artes Plásticas! Atualmente, continuamos a desafiar os nossos alunos, papás e mamãs no mundo da representação através do Teatro Pais & Filhos e da Escola T, bem como a investir na inovação dos nossos projetos e cursos através de práticas inovadoras como o Curso de Assobio e o Curso Oficial de Carrilhão.

Momentos como “Escola de Artes de Portas Abertas”, “Concurso Maestro Joaquim Lopes” e “Famílias ao Palco” são algumas referências importantes que destacam os nossos artistas, sejam alunos ou famílias, e onde, acima de tudo, se pretende reunir a família SAMP realizando Música em Família! Para além disso, os nossos pequenos e grandes artistas da EA têm a oportunidade de participar em diversos projetos sociais e culturais desenvolvidos pela SAMP, que abrangem diversos públicos, como é o exemplo do projeto Novas Primaveras, dedicado à terceira idade e cuidados paliativos. O CD “25 anos de Artes em Família” foi, também, outro momento muito importante para a nossa Escola de Artes, que compilou o resultado de um trabalho realizado ao longo de vários anos e que pode ser adquirido em qualquer altura, para todos os que desejam levar sempre consigo um bocadinho da Família SAMP.

Nos últimos anos e até aos dias de hoje, vivemos uma era de constante reinvenção, onde a Arte e a Música tornaram-se, mais do que nunca, elementos fundamentais para o bem estar pessoal, tanto a nível físico como emocional. Na SAMP, quebramos barreiras e trabalhamos diariamente para levar Amor e Arte a todos os que dela necessitam. Quando os abraços nos foram retirados, mergulhamos no mundo digital e realizamos aulas, eventos e encontros online! Realizámos a Abertura do Ano Letivo e EnCantamos das nossas para as vossas casas!

Nestes 29 anos de Escola de Artes SAMP, agradecemos a todos os Professores, Pais, Alunos, Colaboradores, Amigos, Voluntários e Parceiros que acreditam no poder transformador das Artes e contribuem diariamente para o crescimento e desenvolvimento da nossa Escola de Artes.

Parabéns à Escola de Artes SAMP!