30º Aniversário da Escola de Artes SAMP

Foi a 03 de outubro de 1992 que a SAMP viu nascer a sua Escola de Artes, um espaço educativo que ambicionava colocar as Artes na vivência diária da sua comunidade. Nessa época, o percurso de aprendizagem incluía a música, a dança, o teatro e as artes plásticas, contando com jovens professores que desenvolviam as suas carreiras nessas áreas.

A Escola de Artes nasceu da vontade e dedicação de várias pessoas, que se inspiraram em diversos momentos como os Festivais de Música Juvenil e Cursos de Verão, que estiveram na origem da nossa EA. Ao longo de 30 anos, essa viagem em torno das Artes foi acompanhando as mudanças sociais e tentando combater as limitações físicas de espaço e novas exigências do Ensino Artístico. Surgiu, assim, o Ensino Especializado da Música e a sua oficialização atribuída pelo Ministério da Educação, nunca deixando de acreditar que o verdadeiro ensino é aquele que nasce em casa, em cada dia, ou seja no berço!

Pelo caminho, foram ficando mais adormecidas as áreas das artes plásticas e do teatro, sendo que este último, felizmente, demonstrou que esse pequeno “sono” foi apenas uma breve pausa para descanso, estando agora mais vivo que nunca! Disso, é um bom exemplo o “Auto de Natal” de Francisco Rodrigues Lobo, apresentado em dezembro do ano passado no 148º Aniversário SAMP. Ao longo destes 30 anos, a Escola de Artes SAMP foi crescendo e evoluindo a nível artístico, pedagógico e tecnológico, mantendo sempre o ideal de que “mais importante que colocar músicos no palco é colocar a Música e a Arte na vida das pessoas”.

Em nome da Escola de Artes SAMP, queremos agradecer a todos os que, ao longo destes 30 anos, estiveram connosco, depositando total confiança no nosso ensino e partilha em família! Queremos, hoje, renovar essa partilha e festejar com todos vós este percurso que será preenchido de várias atividades ao longo deste Ano Letivo de 2022/2023. O mote destas celebrações será o envolvimento dos nossos alumni, muitos dos quais são hoje profissionais de referência no panorama musical nacional. Com eles, iremos marcar presença no Concerto de Abertura no dia 06 de novembro, a ter lugar no Teatro José Lúcio da Silva, relembrando como foi começar a sua formação nesta Escola onde coabitam várias Artes.

E porque celebramos 30 anos, o dia 30 de cada mês terá um sabor especial com a participação dos nossos Professores da Escola de Artes, que se apresentarão em Recitais a solo ou em música de câmara. A temporada irá de outubro de 2022 a junho de 2023, com Recitais a decorrer no Celeiro da Casa do Terreiro, com o apoio da Fundação Caixa Agrícola de Leiria, na sala Margarida Korrodi, inaugurada na SAMP a 18 de janeiro de 2022, e em outros espaços emblemáticos da cidade. Não faltarão, também, alguns dos concertos mais emblemáticos da nossa EA, como o Famílias ao Palco, EnCantar e Tocado por Miúdos, todos eles com especial dedicação à nossa efeméride.

Contamos com todos vós!

Parabéns, Escola de Artes SAMP!