A SAMP celebra 147 anos de Música, Arte e Inovação

A Sociedade Artística Musical dos Pousos celebra, no próximo dia 08 de dezembro, 147 anos de Música, Arte e Inovação!

Caro Barão de Viamonte, alguma vez sonhou que ao oferecer instrumentos musicais aos primeiros músicos da Philarmónica dos Pouzos, iria mudar vidas e pessoas durante 147 anos?

Com atividade ininterrupta desde a sua fundação, a SAMP tem sido pioneira na vida cultural da região de Leiria. Pioneira pelo momento da sua génese, pela capacidade de renovação demonstrada ao longo de quase século e meio de existência, e pelos seus programas educacionais e projetos inovadores no campo da Música.

São tantas as histórias, pessoas, famílias e sorrisos que nasceram e cresceram na SAMP, e em 2020 não foi diferente. Este foi um ano mais desafiador do que o normal, um ano de reinvenções e adaptações, de novas perspetivas e maneiras de ver e sentir o próximo, particularidades que também podem caracterizar o projeto Traction – Ópera na Prisão, que alia a ópera à tecnologia digital!

Barão, já imaginou poder assistir Ópera através da tecnologia da Realidade Virtual? E realizar concertos, audições, aulas e encontros através de ecrãs, já pensou nisso? Pois bem, este ano veio provar aquilo que o Barão já havia idealizado há muitos anos, que “mais importante que colocar músicos no palco, é colocar a Música e a Arte na vida das pessoas”.

Levámos Música, Arte e Cultura das nossas para as vossas casas, realizámos um Micro Concerto à Janela, embarcamos na primeira viagem do MAPAS, desafiamos as nossas Famílias a subirem ao Palco de suas casas e conseguimos trazer os nossos queridos idosos do projeto Novas Primaveras para o mundo digital num Encontro muito especial. A distância física não nos afastou daqueles que mais precisam de carinho e a SAMP esteve sempre Aqui Contigo e com todos os que procuram na Música e na Arte algum refúgio.

Todos os projetos criados através do esforço e dedicação total de cada um dos profissionais SAMP são únicos e excecionais, tanto pelas pessoas que os desenvolvem, como daqueles que lhes dão vida e alma. Com o lançamento do nosso Vídeo Institucional, mostrámos todo o universo para além da Escola de Artes, o trabalho com e para a comunidade que representa uma grande parte daquilo que é a SAMP e do qual tanto nos orgulhamos. Nas palavras de François Matarasso no seu artigo Art and love, na SAMP “o foco está sempre nas pessoas cujas vidas são enriquecidas através da música”.

Conseguimos celebrar juntos os Dias Mundiais da Rádio e da Música, levar o espetáculo “Estamos todos no mesmo Barco” do projeto Ópera na Prisão ao palco da Fundação Calouste Gulbenkian, dar início às obras de reconstrução do Pavilhão Mozart e refletir sobre o ciclo da vida, desde o Nascimento à Morte, no 7.º Encontro Internacional Saúde com Arte.

Todo este trabalho e dedicação de cada membro da Família SAMP tem sido reconhecido tanto a nível nacional, como internacional! Os projetos SAMP Contigo não param de crescer! A união de 26 comunidades começa a sentir-se com o Museu na Aldeia e nos montes e vales mais distantes dos centros urbanos vai acontecer um Palco em Casa. Através do Traction, conseguimos levar o Pavilhão Mozart além fronteiras e às dimensões mais tecnológicas e inovadores do mundo digital!

Celebrar 147 anos é mágico e histórico. É celebrar a vida desde os mais pequeninos do nosso Berço das Artes, aos nossos queridos idosos das Novas Primaveras. É celebrar pessoas, sorrisos, abraços, afetos e emoções. É celebrar a Música e a Arte tão intensamente e acreditar no seu poder em transformar vidas e pessoas!

E porque a SAMP é feita de pessoas para pessoas, queremos convidar todos a acompanharem a programação deste 147º Aniversário, que ficará marcado por vários momentos especiais que poderão acompanhar diretamente das vossas casas!

A programação tem início no dia 03 de dezembro com uma Conferência de Imprensa para o lançamento do projeto Museu na Aldeia, um programa que procura oferecer cultura a públicos que não têm, normalmente, possibilidade de usufruir desta.

Seguimos as celebrações com vários momentos musicais que contam com a participação das nossas Formações Residentes – Banda Filarmónica SAMP, Coro SAMP e SwingSAMP -, e dos nossos alunos da Escola de Artes, que encerram o programa deste Aniversário com um Concerto de Natal, no dia 19 de dezembro.

Desta vez, a partir das vossas casas, convidamos toda a comunidade a viver connosco cada um dos momentos que foram preparados com muito carinho para, juntos, continuarmos a celebrar e a colocar a Música e a Arte na vida das pessoas.

O Barão deve estar orgulhoso…

Parabéns, SAMP!

Consulte aqui o Programa completo do 147.º Aniversário SAMP
Pode acompanhar os nossos eventos desta especial programação de Aniversário no nosso website, através da página SAMP Play, e das nossas Redes Sociais Facebook e Instagram diretamente no conforto e segurança de sua casa, em família!