O Projeto SAMP “Museu na Aldeia” foi distinguido pelos Prémios Património.pt 2021

No âmbito dos Prémios Património.pt o projeto SAMP Museu na Aldeia foi o vencedor na categoria “Melhor Projecto em Parceria”!

A AR&PA Bienal Ibérica de Património Cultural 2021 foi o palco da 1ª edição dos Prémios Património.pt, que pretendem distinguir as boas práticas no setor do património cultural, galardoando projetos, entidades e profissionais. Esta primeira edição dos Prémios decorreu no âmbito da AR&PA 2021, com cerimónia de entrega no passado dia 16 de outubro de 2021, no Teatro José Lúcio da Silva, Leiria.

Foi com enorme honra e alegria que recebemos este Prémio em nome do projeto Museu na Aldeia, um prémio que pertence também a toda a rede de financiadores e parceiros, comunidades e autarquias, idosos e artistas, que dão vida a este projeto: Museu na Aldeia é financiado pelo POISE – Portugal 2020, através da Iniciativa Portugal Inovação Social e tem como investidor social a Câmara Municipal de Leiria, juntando ainda parceiros como as Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia e Museus da Rede Cultura 2027, entre tantos outros que se vêm juntando a esta inovadora iniciativa. Com o intuito de melhor avaliar o impacto gerado do projeto, contamos também com o importante apoio do Politécnico de Leiria.

A candidatura do projeto Museu na Aldeia aos Prémios Património.pt procurou alcançar o reconhecimento de um trabalho colaborativo de coesão territorial, cultural e social entre municípios, museus e comunidades da Rede Cultura 2027 na promoção do acesso e inclusão pela arte em diferentes territórios. De salientar, ainda, a valorização do trabalho em rede de todos os aparelhos envolvidos (institucionais, municipais e comunitários), de modo a permitir a troca de experiências e perspetivas que proporcionam a reflexão e conceção das suas práticas e metodologias de intervenção social. Foi neste sentido que nos sentimos motivados a candidatar-nos a um prémio de interesse nacional com projeção externa no campo das Artes e do Património Cultural.

Este projeto é o resultado do encontro entre profissionais dos museus, artistas, museólogos, sociólogos, psicólogos, arqueólogos, bailarinos, músicos, atores e poetas, e a população idosa de 13 aldeias e 13 Museus do território da Rede Cultura 2027, tendo como principal objetivo ajudar a combater e reduzir a solidão e isolamento através da Música e da Arte!

As 13 Aldeias
Alcanadas (Batalha), Arranhó (Arruda dos Vinhos), Ateanha (Ansião), Cabeças (Alvaiázere), Cercal (Cadaval), Columbeira (Bombarral), Famalicão (Nazaré), Freixianda (Ourém), Folgarosa (Torres Vedras), Mosteiro (Pedrógão Grande), São Bento (Porto de Mós), Sapateira (Sobral de Monte Agraço) e Vargos (Torres Novas).

 

Os 13 Museus
Casa do Tempo (Castanheira de Pera), Centro de Artes das Caldas da Rainha, Centro de Estudos em Fotografia de Tomar, Museu Abílio de Mattos e Silva (Óbidos), Museu da Arte Popular Portuguesa (Pombal), Museu da Lourinhã, Museu de Aguarela Roque Gameiro (Alcanena), Museu de Leiria, Museu do Vidro da Marinha Grande, Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos, Museu Municipal de Alenquer, Museu Raul da Bernarda (Alcobaça) e Rede Museológica do Concelho de Peniche.

 

O projeto conta, ainda, com a colaboração de todos os Museus dos 26 municípios da Rede Cultura 2027.

Agradecemos a todos os envolvidos na criação e desenvolvimento do Museu na Aldeia, bem como aos Prémios Património.pt pela distinção e elevação deste projeto com um prémio que é de todos nós, na categoria “Melhor Projecto em Parceria”. Desejamos continuar a transformar vidas, juntos, através da Música e das Artes!