Co-criação de ópera para uma transformação social | TRACTION, o novo conceito para revolucionar a Ópera

 

 

Através dos esforços de nove participantes de cinco países europeus diferentes com experiência coletiva em pesquisa, negócios, arte e perspectivas sociais, o projeto TRACTION foi lançado em janeiro de 2020.

Com um novo projeto tão ousado, foi um choque para todos quando, logo após seu lançamento, a pandemia COVID atingiu o planeta, causando transtornos a pessoas e indústrias em todo o mundo. Em tempos tão difíceis e com milhões de pessoas fechadas em casa, a arte e o entretenimento foram fundamentais para que nos sentíssemos, de alguma forma, conectados uns com os outros. O salto acelerado na digitalização que se seguiu, pavimentou o caminho para formatos redefinidos de expressão artística.

A desigualdade é a questão definidora do nosso tempo, mais proeminente do que nunca durante a pandemia; que destacou o abismo de desigualdade social, económica e digital vivido por tantos. O Traction procura revolucionar a ópera – uma das formas de arte mais tradicionais da Europa – do século 21, fornecendo uma ponte entre os profissionais da ópera e comunidades específicas em risco de exclusão.

Com base em três trials de ópera comunitária, entendidos como tentativas experimentais de iniciar um diálogo comunitário entre diversos indivíduos e coletivos, o Traction oferece uma plataforma que pretende ajudar no combate à desigualdade na Europa, utilizando a ópera e a tecnologia avançada como um veículo de inclusão social.

 

www.traction-project.eu/