Concerto da Masterclass de Clarinete

São muitos os momentos especiais que marcam o percurso de um músico enquanto aluno. A primeira audição, o primeiro concerto com orquestra, o estágio com um grande maestro ou a primeira saída com a filarmónica são alguns desses momentos. O que têm em comum entre si, além da música? São momentos partilhados com os pares, com os mestres e com a família. Algo semelhante acontece com a masterclass, com especial foco nos pares e nos mestres. É nas masterclasses que o aprendiz estabelece novos objetivos, motivado por um olhar diferente, do master, sobre as suas qualidades e fragilidades, e também pelo seu próprio olhar sobre as performances dos colegas. É nas masterclasses que, por vezes, se percebe qual o caminho a seguir.

Bruno Miguel Caronho da Silva, albicastrense, conduz a Masterclass de Clarinete que se realiza nos próximos dias 11 e 13 de fevereiro de 2022 (sexta-feira e domingo), na Escola de Artes SAMP. É membro da Banda Sinfónica Portuguesa, artista D’Addario Reserve e docente na Escola Profissional de Artes da Beira Alta (EPABI) e no Conservatório de Música da Covilhã. O seu percurso académico iniciou-se na EPABI e passou, ainda, pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, no Porto, e pela Universidade de Évora. Apurou-se para as finais de vários concursos de clarinete de entre os quais se destaca o 3º lugar na 14th International Clarinet Competition “Severio Mercadante”.

A Masterclass será encerrada com um concerto no próximo dia 13 de fevereiro (domingo), às 19h00, no Auditório Barão de Viamonte, sede SAMP. A entrada é livre, mas os lugares são limitados à ocupação da sala de acordo com as normas da Direção-Geral da Saúde.

DOWNLOAD DO CARTAZ INFORMATIVO DO CONCERTO.

 

BIOGRAFIA
Bruno Miguel Caronho da Silva

Bruno Miguel Caronho da Silva nasceu em Castelo Branco, em 1986. 

Iniciou os seus estudos musicais aos 14 anos na Escola Profissional de Artes da Beira Interior, na Classe de Clarinete dos Professores Luís Gomes e Nuno Antunes. Licenciou-se pela Escola Superior de Música Artes do Espetáculo na Classe de Clarinete dos Professores António Saiote, Nuno Pinto e Iva Barbosa. Prosseguiu os estudos de Clarinete na Universidade de Évora com Étienne Lamaison – Mestrado em Performance e Luís Gomes Mestrado em Ensino da Música.

Ao longo dos seus estudos, complementou a sua formação artística frequentando diversas classes de aperfeiçoamento com os professores António Saiote, Nuno Pinto, Luís Gomes, Nuno Antunes, Nuno Silva, Paulo Gaspar, Joaquim Ribeiro, Rui Martins, Paul Meyer, Alain Damiens, Enrique Perez Piquet, Adrew Simon, Hakan Rosengren, Larry Combs, Ronald Van Spaendonck e Alberto Ferrer. 

Colaborou com diversas formações de âmbito académico e profissional, onde teve a possibilidade de trabalhar com diversos maestros, entre eles António Saiote, Yuri Nasushkin, Ernest Schelle, José Manuel Ferreira, Michael Zilm, Pedro Oliveira Neves, Francisco Ferreira, Jan Cober, Jonathan Kaell, José Rafael Pascual Vilaplana, Douglas Bostock.

Participou em vários concursos nacionais e internacionais de Clarinete, tendo sido finalista no 10th International Clarinet Competition “Saverio Mercadante” em Noci, Itália, no Concurso Nacional “Terras de La Sallette”, semifinalista no “Young Artists Competition” (Kansas City) e finalista no Prémio “José Augusto Alegria”. Recentemente (em outubro de 2018), foi premiado com um 3.º lugar na 14th International Clarinet Competition “Severio Mercadante”. Em 2018, apresentou-se a solo no âmbito do 8.º Encontro Internacional de Clarinete APC ClarMeet.Porto’18, organizado pela Associação Portuguesa do Clarinete.

Ao longo da sua carreira como pedagogo, contribuiu para a formação de alunos que ingressaram em algumas das escolas de referência do panorama nacional e internacional, nomeadamente ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto), ANSO (Academia Nacional Superior de Orquestra, Lisboa), Haute École de Musique de Genève e Conservatoire National Supérieur de Musique et de Danse de Lyon.

Atualmente, é membro da BSP – Banda Sinfónica Portuguesa e desenvolve atividade pedagógica na Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI) e no Conservatório de Música da Covilhã.

Bruno Silva é D’Addario Reserve Artist Player.