Consignação de IRS e IVA

Doe 0,5% do seu IRS à SAMP, sem custos adicionais, e ajude-nos a colocar Música e Arte na vida das pessoas!

Na sua declaração de IRS, ao atribuir parte dos seus impostos à SAMP, está a ajudar-nos a transformar vidas através das Artes, sem custos adicionais! Pode fazer a doação de 0,5% dos seus impostos à SAMP através do NIF 501135774.

A consignação do IRS permite-lhe encaminhar uma parte do imposto a favor do Estado para uma entidade, sem qualquer custo! Assim, num cenário de reembolso, não recebe menos e num cenário de imposto adicional, não paga mais. Através da consignação do IRS, pode atribuir a uma entidade 0,5% do IRS liquidado (imposto que cabe ao Estado depois de descontadas as deduções à coleta). Desta forma, uma parte do seu IRS é canalizada pelo próprio Estado para a causa ou entidade que escolher apoiar.

Para além disso, se também desejar prescindir do reembolso dos 15% do IVA suportado em faturas de serviços comunicadas à Autoridade Tributária, doando-o à SAMP, iremos conseguir ajudar ainda mais pessoas, desde os mais novos aos mais idosos. O reembolso de 15% do IVA é o valor que tem direito a receber, logo se optar por doar este valor à SAMP, está a fazer um donativo e não receberá o montante total do reembolso do IVA a que tiver direito.


Como consignar o IRS e o IVA?

A consignação do IRS e do IVA pode ser efetuada em dois momentos: até 31 de março, antes da entrega da declaração do IRS, e entre 1 de abril e 30 de junho, durante o período declarativo.

Até 31 de março
A escolha da entidade pretendida é realizada no Portal das Finanças, em “Entidade a Consignar”. Para indicar os dados da entidade à qual pretende consignar o IRS e/ou o IVA, clique no botão de “Pesquisa” junto ao campo do NIF para ter acesso à lista de entidades elegíveis ou insira diretamente o NIF pretendido. Por fim, após verificar se os dados estão corretos, clique em “Submeter”.

De 1 de abril a 30 de junho
A seleção da entidade pode ser efetuada no IRS Automático ou na Declaração de Rendimentos (Modelo 3). Em ambos os métodos, é necessário indicar:

    • Tipo de entidade que pretende apoiar;
    • NIF da entidade;
    • O tipo de consignação: “IRS”, “IVA” ou ambas.

O seu apoio e solidariedade farão a diferença em diversos projetos artísticos e de inclusão social SAMP, que incluem pessoas dos 0 aos 80 anos, ajudando a melhorar e transformar vidas através das Artes!

Passo a passo: saiba como fazer a consignação do IRS.

A Família SAMP agradece todo o apoio.