Filarmónica SAMP | Ensemble de Metais – Renaissance Suite

 

Banda Filarmónica SAMP | acompanhe a programação online em SAMP Play ou no YouTube

A sexta-feira é, para muitos, o último dia da semana. Para os filarmónicos é o primeiro de um intenso trabalho que fazem com gosto e por amor à Música. É o dia de ensaio na “casa da música”!

De 22 de janeiro a 19 de fevereiro, sempre à sexta-feira, a Banda Filarmónica SAMP estreia, em SAMP Play e no YouTube, uma performance dos seus ensembles.

Hoje, 5 de fevereiro, estreia o Ensemble de Metais da Banda Filarmónica SAMP com a interpretação de Renaissance Suite, uma sequência de algumas das mais famosas danças compostas por Tielman Susato. O período renascentista da música demarca-se pela intensa criação musical sacra, essencialmente com investimento da igreja romana. A par deste desenvolvimento musical que levou ao período barroco, nos salões e festas da nobreza floresceram as danças como estruturas musicais, em especial a música instrumental, uma vez que a palavra não seria tão importante para a dança como o era para o culto.

A interpretar o arranjo, dirigidos pelo maestro Simão Francisco, temos os filarmónicos que tocam instrumentos das famílias dos metais e das percussões. Este ensemble conta com o contramestre, Carlos Lopes, alguns músicos profissionais que, apesar da carreira, não abandonam as suas origens, e um dos filarmónicos com mais ensaios realizados nas redondezas em toda a vida das filarmónicas. Em tempos que as reuniões de pessoas obrigam a cuidados especiais, as dificuldades dos ensaios são outras, começando por dispor os músicos em sala com o devido distanciamento. Também a frequência dos ensaios é substancialmente menor e fazem falta aos corações musicais dos senhores Vieiras que deixaram praticamente de sair das suas casas. Apesar destas dificuldades, os filarmónicos encontraram uma forma de aquecer os corações musicais: realizar um ensaio na rua, nos Andrinos, bem próximo da casa do Sr. Vieira, trompetista, trompista, bombardinista e cuidador dos jovens aprendizes, possibilitando-lhe uma saída de casa fugaz, mas intensa e em segurança.

A chuva quase estragou os planos, salvos pela Associação Recreativa Andrinense que lhes abriu as portas do seu salão suficientemente grande para os albergar. E assim, por uma pequena hora, os corações dos músicos voltaram a pulsar num andamento “allegretto”.

Ensemble de Metais da Banda Filarmónica SAMP
Maestro: Simão Francisco

Gravado no salão da Associação Recreativa Andrinense, Andrinos