Ensino | Escola de Artes SAMP 2023-2024

Uma oportunidade de aprendizagem artística e humana. A Arte como forma de Educação.

As Inscrições da Escola de Artes SAMP para o Ano Letivo 2023/2024 estarão abertas de 15 de junho até 15 de julho de 2023! Com a aproximação de mais um ciclo letivo, a Escola de Artes SAMP apresenta a sua oferta para o Ano Letivo 2023/2024, continuando a apostar num ensino diferenciado e marcante no percurso de crianças, jovens e adultos.

No ano em que comemora um século e meio de vida, a SAMP continua a trilhar caminho na área do Ensino e da Formação, promovendo uma larga oferta, que permite a cada aluno perceber e compreender o seu tempo de aprendizagem, fomentando um contacto pessoal e humano para o desenvolvimento do aluno enquanto ser individual. O ato de ouvir música é uma atividade única e fundamental ao ser humano, contudo o fazer música é subir para um nível superior de descoberta e de aprendizagens. Na SAMP, é possível experimentar esse prazer em múltiplos formatos: podemos escolher o tempo semanal que queremos dedicar à música, a tocar ou a cantar, em grupo, individualmente, ou em família, com amigos ou integrado numa formação já existente!

A oferta abrange diversas áreas, que viajam desde a prática à teoria, podendo enredar-se no Teatro. Na SAMP, temos disponíveis diferentes práticas artísticas para todos.

 

Berço das Artes
É o programa âncora da Escola de Artes e é dedicado a crianças entre as 3 semanas e os 6 anos de idade. Num ambiente em que a partilha de afetos e emoções se alarga à família e ao grupo, procura um desenvolvimento equilibrado das aptidões expressivas de cada criança através da Música, Dança e Teatro. Neste espaço onde as Artes são mediadoras de relações, de vínculos e de novas formas de ser pessoa e comunidade, mais que aprender, sente-se!

LabSAMP
Esta nova oferta é direcionada a todos os que desejam fazer o seu percurso artístico através de uma prática musical e tecnológica eclética, que abrange os mais variados estilos musicais e cruzamento com outras expressões artísticas. Os LabSAMP proporcionam um espaço de criatividade multidisciplinar e prática de conjunto. A aprendizagem é feita num espírito de partilha, onde o nível técnico de cada um tem o seu espaço de progressão e apoio de todos.

Cursos Livres
Destinados a todos os que queiram aprender um instrumento ou perceber a teoria musical, criando os seus próprios objetivos de aprendizagem, podendo ao longo do tempo moldar o seu percurso. 

Preparatório
Com apoio do Ministério da Educação, as crianças do 1º ciclo podem ter um contacto mais aprofundado com a arte dos sons, sendo a oferta constituída por três disciplinas – Instrumento, Expressão Musical e Classe de Conjunto. Na Escola de Artes SAMP, os familiares podem fazer parte deste processo, criando desta forma uma oportunidade para passar tempo de qualidade em família.

Ensino Articulado (Ensino Oficial)
Apoiado pelo Ministério da Educação, e em articulação com o Agrupamento de Escolas Correia Mateus, os alunos de 2º e 3º ciclo têm a oportunidade de elevar as suas aprendizagens, construindo um percurso artístico e humano, assente num programa curricular previamente existente, acompanhado por um corpo docente de grande nível artístico. Este regime de ensino é composto por três disciplinas – Instrumento, Formação Musical e Classe de Conjunto.

Ensino Supletivo Secundário
Apoiado pelo Ministério da Educação, apresenta-se como uma possibilidade de continuar os estudos musicais no Ensino Secundário, a par do Ensino Regular, fomentando e aprofundando as aprendizagens e a possibilidade de conclusão do 8º Grau, de forma estruturada e acompanhada. Este regime é composto pelas seguintes disciplinas: Instrumento, Formação Musical, História da Cultura e das Artes, Análises e Técnicas de Composição, Classe de Conjunto e Música de Câmara.

Escola T
Vamos transformar o Teatro numa casa de liberdade, onde se pode jogar, discutir, imaginar e inventar. Juntos vamos criar um novo mundo e em família. Consegues imaginar?! Destinado a crianças e jovens dos 10 aos 14 anos, as aulas têm a duração de 1h30 por semana, sendo necessário o mínimo de 6 inscritos para a turma abrir.

 

DATAS IMPORTANTES

  • As inscrições para as Provas de Acesso estarão abertas de 13 de março a 28 de abril de 2023, e podem ser feitas através do Formulário de Inscrições.
  • As Inscrições da Escola de Artes SAMP para o Ano Letivo 2023/2024 estarão abertas de 15 de junho até 15 de julho de 2023.

 

Dos bebés aos idosos, das famílias aos ambientes hospitalares, das prisões ao ensino oficial, a SAMP recolhe o que de mais precioso tem a Arte e a vida humana, celebrando a cada dia com as suas equipas de profissionais a alegria e as emoções do belo. Esperamos ver-vos brevemente na nossa Escola de Artes SAMP, para que possamos viver esta viagem em conjunto!

 

Em caso de dúvidas ou mais informações, contacte a Secretaria SAMP através do e-mail geral@samp.pt ou do número 244 801 685.