Estágio de Orquestra de Guitarras

Partilhar novas experiências musicais importantes para a formação e evolução dos alunos e a possibilidade de adquirirem noções relevantes ao seu desenvolvimento musical e artístico, são os principais objetivos deste evento dedicado à Prática Guitarrística, que contará com um Maestro com uma vasta experiência artística e pedagógica, Daniel Lemos.

Neste Estágio de Orquestra de Guitarras, dedicado aos alunos de guitarra, irão trabalhar reportório de conjunto e conviver mutuamente partilhando novas ideias e trabalhando novas peças musicais, com direção de um Maestro externo. Os ensaios terão lugar na sede SAMP e conta com um Concerto para finalizar o segundo e último dia. O Estágio decorre nos dias 19 e 20 de fevereiro (domingo e segunda-feira), e as inscrições devem ser feitas através do Formulário de Inscrições online.

 

FORMADOR

Daniel Lemos

Natural de Marco de Canaveses, Daniel Lemos começa a estudar guitarra como autodidacta aos treze anos. Aos dezasseis anos, inicia o seu percurso académico na Academia de Música de Paredes (actual Conservatório de Música de Paredes) onde estudou com os professores Ricardo Abreu, António Pacheco e Manuel Tavares. Em 2008, participou num seminário de guitarra clássica, durante um ano letivo, orientado pelo Prof. Dr. Ricardo Barceló e no ano seguinte ingressa no Curso de Licenciatura em Música – Interpretação em Guitarra, na Universidade do Minho na classe do mesmo Professor. Concluiu a Licenciatura em Música no ano de 2012 e em 2015 terminou o Mestrado em Ensino de Música na Universidade do Minho.

 

Paralelamente à sua formação académica, frequentou cursos de aperfeiçoamento musical com os guitarristas Dejan Ivanovic (Croácia), Gerardo Arriaga (Espanha), Eduardo Baranzano (Espanha) e Marco Chianchi (Itália). A sua atividade concertística é marcada por atuações em algumas cidades do país, nomeadamente em Aveiro, Marco de Canaveses, Fafe, Braga, Paredes, Porto, Vila Nova de Gaia, Leiria, entre outras. Apresentou-se por diversas vezes em formação de duo de guitarras, outras formações (Guitarra e Flauta, Guitarra e Piano e Guitarra e Oboé) e em quarteto de guitarras. É membro e fundador do quarteto de guitarras QuarTASTO e do Duo de Guitarra e Piano Daniel Lemos e Enóe Ferrão.

 

Como solista, destaca-se o trabalho com a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, sendo também músico convidado na formação desta orquestra, sob a orientação de maestros como Hélder Magalhães, Luís Carvalho, Jan Wierzba e Fernando Bustamante. Fez parte da gravação do último trabalho discográfico desta orquestra “Canções do lado da Rua” com obras do compositor Fernando Lapa. Sob a orientação do Maestro Sílvio Cortez, participou na estreia de “O Fantasma da Ópera em Concerto”, como membro integrante do Vocal Art Ensemble, que aconteceu no Coliseu do Porto em Outubro de 2019, numa produção a cargo de Armando Calado e com encenação de Pedro Ribeiro. Foi membro do Júri do Concurso Internacional de Guitarra de Amarante (2015) e do Concurso Internacional de Guitarra Cidade de Guimarães (2015 e 2019).

 

Foi professor convidado para orientar a Masterclass de Guitarra na Academia de Música do Porto, na VI Edição da Semana de Masterclasses do Conservatório de Música de Felgueiras e na Escola de Música “Berço das Artes”. É Diretor Artístico do projecto Young Guitar Masters nos Municípios de Paredes e Penafiel. Exerceu funções como professor de expressão musical nas Atividades de Enriquecimento Curricular nos municípios de Marco de Canaveses, Penafiel e Lousada. Foi professor de guitarra no Centro Cultural de Amarante – Maria Amélia Laranjeira.

 

Entre os anos lectivos de 2016 e 2018, exerceu o cargo de Diretor Pedagógico no Conservatório de Música de Paredes e atualmente, é professor de Guitarra no Conservatório de Música de Paredes e na Artâmega – Conservatório das Artes do Marco de Canaveses.

 

INSCRIÇÕES

Valores:
20€ | Alunos SAMP
22,50€ | Alunos externos

Prazo: 15 de fevereiro, quarta-feira (após este dia, o valor não será reembolsável)
Pagamento: O pagamento poderá ser feito junto dos Serviços Administrativos SAMP
Local: SAMP (Ensaios e Concerto final)
Refeições: Cada participante será responsável pela sua alimentação (almoço e lanches), no entanto, nos próprios dias poderá ser analisado quem pretende almoçar em restaurante e apoiar na respetiva reserva.
Número mínimo de participantes: 15 alunos

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÕES

 

O Estágio de Orquestra de Guitarras é organizado pela SAMP e conta com o apoio da DGEstE e República Portuguesa – Educação.

 

DOWNLOAD DO CARTAZ INFORMATIVO
DOWNLOAD DO FLYER INFORMATIVO