“Mozart ON” – Nova Edição do Projeto “Ópera na Prisão”

“Ópera na Prisão – Mozart ON” foi um dos 16 projetos selecionados para ser financiado pela PARTIS & Art for Change, uma iniciativa conjunta da Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação “la Caixa”

 

Em setembro de 2022 damos continuidade ao projeto “Ópera na Prisão” com o “Mozart ON”, a nova edição do projeto SAMP realizado com a comunidade prisional do Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens (EPL-J).

Foi em 2004 que o “Ópera na Prisão” teve a sua primeira edição no Estabelecimento Prisional Regional de Leiria, tendo, em 2014, entrado pela primeira vez no EPL-J, com o apoio do Programa PARTIS da Fundação Calouste Gulbenkian. Desde então, o trabalho foi sendo realizado em conjunto com diferentes profissionais da área artística e social, bem como com os familiares dos jovens, técnicos e demais equipas do Estabelecimento. Apesar de os resultados de intervenção irem além das expectativas iniciais, foi identificada a necessidade de implementar estratégias de aprendizagem para as competências destes jovens além do projeto, e pensar nas mesmas como ferramentas na sua vida exterior ao EPL-J. É aqui que surge o “Ópera na Prisão – Mozart ON”.

Estes jovens, com idades entre 16 e 25 anos, encontram-se numa fase de vida fulcral para adquirir competências sociais, métodos de trabalho e expressão artística, que lhes permitam uma integração profissional autónoma. “Ópera na Prisão – Mozart ON” pretende criar um processo de trabalho personalizado, que identifique e potencie as competências pessoais e técnicas dos jovens participantes, proporcionando uma melhor reintegração na sociedade.

 

Co-Habitar, Co-Criar e Co-Produzir

“Mozart ON” divide-se em 3 grandes fases – Co-Habitar, Co-Criar e Co-Produzir -, que decorrem de setembro de 2022 a agosto de 2025.

1. Co-Habitar (setembro 2022 – julho 2023)
Propõe-se criar uma programação artística anual no Pavilhão Mozart, que contempla a realização de oficinas artísticas de várias áreas do espetáculo (teatro, dança, escrita criativa, fotografia, música, técnica artística), bem como a realização e apresentação de espetáculos apresentados dentro e fora do EPL-J.

2. Co-Criar (agosto 2023 – julho 2024)
Nesta fase, os jovens envolvidos na cocriação irão desenvolver um trabalho participativo, no qual todo o processo parte da reflexão e discussão de ideias, resultando em três processos criativos nas áreas da dança, da ópera e da história lírica. Em paralelo ao processo de cocriação artística, alguns dos jovens terão a oportunidade de participar em sessões teóricas e práticas de técnicas básicas de luz, som, maquinaria, cenografia, figurinos e adereços, tecnologias digitais, produção e programação cultural.

3. Co-Produzir (agosto 2024 – agosto 2025)
Na terceira e última fase, os jovens participantes irão produzir e apresentar espetáculos no Pavilhão Mozart, de forma mais autónoma, num método de trabalho de cocriação com todos os artistas e professores envolvidos ao longo de todo o processo criativo das três etapas descritas.

Através destes três momentos, “Mozart ON” propõe trabalhar a Arte como grande propulsora do desenvolvimento social, garantindo recursos para que os jovens tenham acesso a ferramentas de aprendizagem e expressão, incentivando a consciência do outro, o respeito mútuo e o trabalho em equipa. Para além disso, pretende-se ainda melhorar a qualidade de vida dentro do Estabelecimento, ocupando o tempo destes jovens com a criação artística e aprendizagem, diminuindo assim os efeitos da reclusão.

 

Objetivos específicos do projeto

“Ópera na Prisão – Mozart ON” permite um olhar diferente, onde a comunidade vê além de reclusos, além dos crimes e penas, além dos seus contextos socioeconómicos e além da sua vida na prisão, tendo como alguns dos seus grandes objetivos:

  • Criar uma programação artística regular e aberta à comunidade, no Pavilhão Mozart – Centro de Artes Performativas, através da realização de oficinas artísticas e técnicas, sessões de mediação e cocriação, criação e apresentação de espetáculos/objetos artísticos, bem como do contacto com profissionais da área artística, que partilham e discutem conhecimentos, ideias e métodos de trabalho.
  • Criar competências artísticas, técnicas, sociais e pessoais nos jovens participantes por meio do contacto com profissionais da área artística, da realização de oficinas focadas na partilha de saberes e no envolvimento dos reclusos, de exercícios teóricos e práticos dos conhecimentos adquiridos e da aplicação prática de conhecimentos de manipulação de material técnico para os espetáculos.
  • Apoiar a relação familiar dos jovens e melhorar a comunicação com profissionais do EPL-J através de encontros de apresentação do projeto a familiares dos jovens participantes e profissionais do EPL-J, para integrarem diretamente o processo criativo e de produção.

Provocar impactos que perdurem na vivência destes jovens é o grande propósito do “Ópera na Prisão – Mozart ON”, ajudando não só na sua reinserção social através de formações com competências práticas que poderão usar “extra-muros”, mas também contribuindo para uma melhor relação familiar e com a comunidade dentro e fora da prisão.

 

O projeto SAMP “Ópera na Prisão – Mozart ON” é financiado pela PARTIS & Art for Change, uma iniciativa conjunta da Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação “la Caixa”, e conta com o apoio do Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens (EPL-J), da Câmara Municipal de Leiria (CML) e da Escola de Dança Clara Leão.

 

| Créditos fotográficos de Ricardo Graça |