“Museu na Aldeia” entre os nomeados para o Prémio Escolha do Público

O projeto SAMP “Museu na Aldeia” é um dos 30 projetos habilitados a ganhar mais uma distinção Europeia, mas desta vez, a escolha é do público!

As votações para o Prémio Escolha do Público dos Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra começam no dia 11 de agosto, e o Projeto SAMP “Museu na Aldeia” é um dos nomeados.

Esta competição pelo favoritismo do público europeu conta com os melhores projetos de valorização e promoção do Património Cultural Europeu. São ao todo 30 projetos, pertencentes a 18 países da União Europeia, entre os quais 2 são portugueses.

Esta é a primeira vez que Portugal é representado por um projeto leiriense no âmbito destes Prémios, na categoria Sensibilização e Envolvimento dos Cidadãos. O projeto SAMP “Museu na Aldeia” alcançou o importante e ilustre reconhecimento por um júri conceituado e especializado, que honra todas as comunidades, museus, municípios e parceiros envolvidos, bem como a própria equipa do projeto, feito que coloca o projeto no apuramento para o “Grande Prémio” e o “Prémio Escolha do Público”.

Convidamos toda a comunidade a votar no Projeto Museu na Aldeia e a contribuir para que possamos ser distinguidos, uma vez mais, desta vez por todos vós!

Como Votar no Projeto Museu na Aldeia:

O Prémio Escolha do Público é atribuído através de um sistema de votação aberto ao público, convidando todos a votar nos seus projetos favoritos através da plataforma da Europa Nostra.

A votação tem início no dia 11 de agosto e encerra a 11 de setembro de 2022. Para apoiar o projeto e trazer esta distinção e reconhecimento para Portugal é muito simples, é só seguir os passos:

1. Entre no website Europa Nostra – aqui;
2. Escolha os seus 3 projetos favoritos, por ordem de preferência (o primeiro recebe 3 pontos, o segundo 2 pontos e o terceiro 1 ponto);
3. Valide a votação no seu e-mail (sem esta confirmação o voto não será contabilizado).

Poderá, ainda, ajudar o projeto SAMP “Museu na Aldeia” a ganhar maior destaque durante esta votação deixando um comentário ou mensagem na página do website Europa Nostra, no final da votação.

A candidatura do projeto Museu na Aldeia aos Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra, procurou alcançar o reconhecimento do trabalho colaborativo em rede, que os intervenientes dos 26 municípios têm desenvolvido nos últimos anos, de forma dedicada junto das comunidades de idosos, que tanto usufruíram da valorização do seu património cultural e das tradições que fazem parte do seu passado, do seu presente e merecem, definitivamente, fazer parte do seu futuro!

Cerimónia de Entrega dos Prémios

A Cerimónia de Entrega dos Prémios acontecerá no dia 26 de setembro, segunda-feira, na Ópera Estatal de Praga, na República Checa e contará com a participação de Mariya Gabriel, Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, e de Hermann Parzinger, Presidente Executivo da Europa Nostra.

Durante a Cerimónia, para além da Entrega dos Prémios atribuídos por categoria, serão também anunciados os vencedores do Prémio “Escolha do Público” e do “Grande Prémio”.

Este momento será um ponto alto da Cimeira do Património Cultural Europeu 2022, a realizar de 25 a 27 de setembro em Praga, na República Checa. A Cimeira, que foi incluída no programa da Presidência Checa do Conselho da União Europeia, é organizada pela Europa Nostra com o apoio da Comissão Europeia.

O projeto Museu na Aldeia é cofinanciado pelo PO ISE – Portugal 2020, através da Iniciativa Portugal Inovação Social, e tem como Investidor Social a Câmara Municipal de Leiria, juntando ainda a Rede Cultura como parceira que reúne Museus, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Associações e Instituições dos 26 Municípios em rede. Conta, ainda, com o apoio do Politécnico de Leiria, União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, entre tantos outros que se vêm juntando a esta criativa e inovadora iniciativa.