“NÓS. VOCÊS. TODA A GENTE.” | ÓPERA NA PRISÃO – TRACTION

Ópera na Prisão – Traction regressa à Fundação Calouste Gulbenkian num modelo tecnológico
O projeto SAMP Ópera na Prisão, que junta o mais elaborado e complexo género musical ao serviço da reabilitação de jovens reclusos, ganhou duas novas dimensões: internacionalizou-se e passa a integrar as mais avançadas tecnologias de realidade virtual aumentada, possibilitando aos jovens reclusos a envolvência na cocriação de uma obra de arte. Tendo sido realizadas as duas últimas edições do projeto no Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens (EPL-J), com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian com o programa PARTIS, da Fundação Caixa Agrícola de Leiria e do Portugal Inovação Social, vai ter agora uma edição até 2022, num consórcio europeu que junta a Escola de Artes SAMP leiriense, o Gran Teatre del Liceu de Barcelona e a Irish Nacional Opera, na Irlanda.

O projeto, designado por Traction, é financiado pelo programa Horizonte 2020 e, para além das 3 instituições musicais, integra algumas das mais prestigiadas universidades e institutos de investigação europeus, sendo liderado pela empresa tecnológica basca Vicomtech, num consórcio de 9 parceiros (Sociedade Artística Musical dos Pousos, Vicomtech, El Gran Teatre del Liceu, Universitat Autònoma de Barcelona, Centrum Wiskunde & Informatica, Virtual Reality Ireland, François Matarasso, Irish National Opera, Dublin City University), que promove a democratização da ópera usando a tecnologia como meio para chegar a novos públicos, fornecendo novas ferramentas para a arte participativa.

CENA DE ÓPERA – Trial criativo Traction
Em junho de 2022 está previsto acontecer uma grande ópera concebida e ensaiada numa prisão em Leiria. Como em todas as grandes óperas que iniciam a sua preparação alguns anos e antes, também esta já começa a dar os primeiros passos no seu Pavilhão Mozart. Para tal, o projeto Ópera na Prisão, agora na série Traction, envolveu-se com duas óperas europeias, o Gran Teatre del Liceu de Barcelona e a Irish National Opera, para, juntos, implementarem um modelo de co-criação. Todos somos convidados a participar na criação da nova ópera com estreia para junho de 2022, e neste processo coletivo participaremos, agora, num dos seus momentos experimentais. Três Compositores (Francisco Fontes, Nuno da Rocha e Pedro Lima) e um Libretista (Paulo Kellerman) inspiraram-se nos muitos encontros que tiveram com a comunidade prisional de Leiria, e oferecem-nos uma Cena de Ópera interpretada pelos solistas Carla Simões (Soprano), Cátia Moreso (Mezzosoprano), André Henriques (Baixo/Barítono), que, graças às ferramentas tecnológicas desenvolvidas para este Traction, junta artistas no palco da Fundação Calouste Gulbenkian, alguns no Pavilhão Mozart, em Leiria, familiares a participar de suas casas, e ainda outros pelo mundo!

Nesta Cena de Ópera, que não é ainda o espetáculo final, todos somos convidados a cantar, sugerir ideias, comentar e, em diálogo com os jovens reclusos e suas famílias, ser parte ativa no tecer da ópera final de 2022.

Pessoas com destinos e propósitos diferentes cruzam-se circunstancialmente no espaço público de uma esplanada. Entre confissões e conflitos, afirmam as suas personalidades e dão-se a conhecer. Manifestam os seus desejos, revelam os seus preconceitos, exteriorizam as suas emoções; depois, rígidos e imutáveis, seguem o seu caminho.

 

Paralelamente, o coro assume-se como espírito do colectivo e age como consciência da sociedade, comentando incisivamente as acções individuais a que assiste. Um segundo coro contrapõe-se ao primeiro, comentando-o criticamente. Deste diálogo de coros e consciências (a realidade “como é” e “como poderia ser”) perpassa uma dimensão crítica e confrontativa que pretende questionar e desassossegar. Entre dramatismo e humor, surge-nos uma alegoria que de forma simbólica aborda temáticas universais como a definição da liberdade, a importância do sonho e da arte, a omnipresença do preconceito na sociedade, o desinteresse em ouvir o outro ou o direito à felicidade.

Paulo Kellerman, Escritor e libretista

Desta forma, nos próximos dias 02 de junho (quarta-feira), às 19h00, e 03 de junho (quinta-feira), às 16h00, decorre a Cena de Ópera, intitulada Nós. Vocês. Toda a gente., criada em colaboração com toda a comunidade do projeto, que será o primeiro momento de partilha do processo criativo com o público e que irá utilizar novas tecnologias de comunicação, permitindo que artistas e participantes fisicamente distantes – a partir do Estabelecimento Prisional de Leiria-Jovens – se juntem no palco do Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian. A entrada é gratuita mediante levantamento de bilhete na bilheteira da Fundação Calouste Gulbenkian a partir do dia 31 de maio, às 10:00. Máximo de 2 bilhetes por pessoa.

Ainda no mês de junho, no dia 19 (sábado), está previsto a realização da mesma Cena de Ópera, mas desta vez na Tanoaria, dentro do Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens, onde solistas, artistas, coro e jovens do EPL-J se juntam para mais um grande momento performativo.

O projeto SAMP “Ópera na Prisão – Traction” é financiado pelo programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia e conta com os parceiros Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens – DGRSP Ministério da Justiça, Fundação Calouste Gulbenkian, Câmara Municipal de Leiria e União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes.