Novas Primaveras | Encontro Final de Ano 2022

Depois de dois anos a realizar este encontro de forma online, em 2022 o programa Novas Primaveras da SAMP voltou a reunir presencialmente os idosos das várias instituições para o momento final de encerramento do ano!

Foi no dia 07 de julho que voltamos a estar todos juntos neste encontro, que aconteceu em dois momentos distintos: de manhã, na Igreja do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, e à tarde, na Sé de Leiria.

O projeto “Novas Primaveras” pretende ter a Arte como um pilar, fazendo com que o idoso participante perceba que pode ser autor e protagonista. As nossas propostas são construídas respeitando as necessidades e limitações de cada um, porém ficamos atentos à importância de oferecer desafios nas diferentes atividades. Pretendemos, por isso, através das diferentes Artes, contribuir para a riqueza do envelhecimento populacional nos seus diferentes aspetos: biológico, psicológico e social. É, também, através da Arte que o idoso experimenta, cria, sente e partilha, podendo levar a um “despertar” de novas emoções, sensações e formas de estar consigo e com o outro.

O Encontro Final do Projeto Novas Primaveras pretende envolver as instituições e parceiros deste projeto, reunindo centenas de idosos num momento de comunhão para uma partilha de experiências e outros olhares, celebrando o fim de mais um ciclo a sonhar com o início do próximo.

Num turbilhão de emoções ouviram-se Taças Tibetanas, Taças de Cristal, Guitarras, Saxofone, Violino, Violeta, a Voz humana entre outros instrumentos ao seu mais alto nível. Contámos, ainda, com a participação dos intervenientes do programa SAMP Cantares de Amigo, que elevaram ainda mais este momento especial. O evento teve início com a participação de todos os presentes a cantar o nosso “Olá, que bom é estar aqui!” e despedimo-nos com o “Acabou, mas o sol fica cá dentro”, que embalou todos na viagem de regresso. Foi com grande entusiasmo que a equipa Novas Primaveras e convidados realizaram este momento de partilha, carregada de simbolismo nestes espaços emblemáticos e de grande importância cultural e artística dos concelhos da Batalha e de Leiria.

O Encontro Final do Projeto Novas Primaveras foi realizado pela SAMP e contou com o apoio do Mosteiro da Batalha, da Câmara Municipal da Batalha, da Sé de Leiria e da Câmara Municipal de Leiria.

 

DOWNLOAD DOS CARTAZES INFORMATIVOS:
– Cartaz do momento na Batalha
– Cartaz do momento em Leiria