O Projeto SAMP “Aqui Contigo” foi premiado pelo programa POISE numa iniciativa Portugal Inovação Social

Aqui Contigo nasceu em 2015, sendo um programa dedicado a pessoas em fim de Vida e seus familiares e cuidadores. É pelo Amor e pela Presença que conseguimos que o Som seja o seu último Colo.

O Musicoterapeuta pretende, com os familiares e cuidadores, ser facilitador do acompanhamento da família neste processo doloroso e ajudar no processo do Luto. Dois profissionais da área da música trabalham juntos e com as famílias para contar a história sonora de cada pessoa em fase terminal, através da criação de uma obra pessoal, transformando um momento íntimo e solitário num momento de unidade e comunhão, e aliviando o sofrimento nos momentos finais da sua vida, ajudando a pessoa a libertar-se espiritualmente.

Após cinco anos de conferências, comunicações e palestras sobre o projeto Aqui Contigo – O som como último colo, colhem-se agora os frutos. Após cinco anos de consolidação e investimento da SAMP, o projeto “Aqui Contigo” é reconhecido e prepara-se agora para caminhar em maior escala, de braço dado com quatro parceiros.

Portugal Inovação Social é a iniciativa responsável por dar asas a este projeto. Aliam-se a esta a Câmara Municipal de Leiria, União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes e Junta de Freguesia do Arrabal. Juntos, chegaremos aos que mais precisam naquela que deveria ser a hora mais cuidada e respeitada de todas as horas.

O “Aqui Contigo” tem como principal cofinanciador o POISE, numa iniciativa Portugal Inovação Social. Tendo estado vários anos a funcionar em modo experimental e voluntário, com algum apoio por parte da Fundação Caixa Agrícola de Leiria – parceiro que, em diferentes iniciativas, tem depositado na SAMP a sua confiança.

Porque a Música penetra mais fundo na Alma Humana.

 

| Créditos fotográficos de Joaquim Dâmaso |