Novo Projeto SAMP, “Palco em Casa” | Porque a Arte é de Todos e para Todos

A SAMP já deu início ao seu novo projeto, Palco em Casa!

Os profissionais SAMP tomaram consciência que a atual sociedade tem tantos modelos para nos ensinar a nascer e crescer, e tão poucos para nos ensinar a envelhecer e morrer com dignidade e identidade, e depois de 15 anos de sessões artísticas para idosos, concluímos que são, também, estes quem precisa de respostas. Porque sabemos que estas pessoas não estão em lares, mas em casa, este projeto contempla toda uma população em solidão no domicílio, envolvendo a comunidade em prol de uma luta contra o abandono e exclusão ou segregação.

Baseada na experiência e impacto obtido através do projeto Novas Primaveras, os profissionais SAMP deram conta de um outro mundo que existe fora das instituições e dentro de casas de idosos que optam e lutam pelo envelhecimento in place e nas suas comunidades. Por isso, nasce a vontade de desenvolver o Palco em Casa, um programa mais envolvente e eficaz, que pretende constituir-se como boa prática a ser alargada a um maior território, de forma a chegar a todos os que precisam, apoiado pela comunidade e instituições.

Através deste projeto SAMP, pretende-se oferecer uma programação de Concertos de Bolso ou mini espetáculos de teatro musical ao domicílio a pessoas idosas, sem meios para assistir a uma programação cultural. O Palco em Casa baseia-se no acreditar que a Arte é de Todos e para Todos, e que esta, devido ao seu grande potencial, poderá ser capaz de transformar pessoas e mentalidades.

“Durante toda a minha vida não tive tempo, interesse nem dinheiro para ir a uma sala de concertos ouvir um violino ou uma orquestra. Agora, que já não posso sair de casa e pensava nunca poder vir a cumprir este sonho, tenho o privilégio de receber concertos no meu quarto e na minha sala de casa, para os quais posso convidar os meus vizinhos e familiares.” | Testemunho

O Palco em Casa é um dos quatro projetos culturais apurados no Programa de Apoio Municipal à Rede Cultura 2027. As intervenções artísticas terão início durante o presente mês de outubro.