Palco em Casa | Concertos e Encontros nas comunidades

PROJETO SAMP “PALCO EM CASA” DÁ INÍCIO AOS “ENCONTROS” NAS COMUNIDADES

O projeto SAMP Palco em Casa oferece uma programação de Concertos de Bolso, ou mini espetáculos de teatro musical, a pessoas idosas, sem meios para assistir a uma programação cultural por razões económicas, sociais, geográficas ou culturais, que vivem em territórios mais afastados dos meios urbanos, menos populosos e afetados pelos incêndios de 2017. Com este trabalho, pretende-se potenciar a qualidade de vida deste idosos através da integração social, num ambiente familiar, mantendo a sua identidade social e significado de vida, em casa. Para além disso, este projeto procura uma mudança de atitude da Comunidade, tornando-a mais justa e atenta ao outro.

A segunda fase do Palco em Casa já foi concluída e contou com Concertos de Bolso realizados em casa dos idosos abrangidos no projeto. Estes concertos contaram com a presença de Músicos e a Artistas profissionais, bem como de Famílias SAMP, que levaram arte, música e cultura à casa destas pessoas!

 

“ENCONTROS” NAS COMUNIDADES | 3.ª FASE DO PROJETO

Atualmente, o projeto encontra-se na 3.ª fase de atuação, onde decorrerão “Encontros” nas comunidades, com concertos realizados por elementos da Banda Filarmónica SAMP e Banda Filarmónica de Pedrógão Grande. O objetivo passa por realizar o “Há música na aldeia”, com oito concertos em oito aldeias. No passado dia 15 de maio demos início a esta 3.ª etapa do Palco em Casa com o primeiro “Encontro” realizado em Vila Facaia, no município de Pedrógão Grande.

No momento final do projeto, pretende-se desenvolver um documentário final e apresentação do mesmo à comunidade numa sala de espetáculos de Leiria, bem como a realização de um concerto envolvendo as duas Bandas Filarmónicas do projeto – dos Pousos e de Pedrógão Grande.

O projeto Palco em Casa conta com a parceria de vários municípios: Câmara Municipal de Leiria, Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, Câmara Municipal de Pedrogão Grande e União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, bem como de duas Bandas Filarmónicas – dos Pousos e de Pedrógão Grande, e do Politécnico de Leiria, através do CDRSP – Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentável do Produto. Para além disso, o Palco em Casa é um dos quatro projetos culturais apurados e apoiados pelo Programa de Apoio Municipal à Rede Cultura 2027.