Palco em Casa distinguido pelos Prémios de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro

No âmbito da 4.ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro, o projeto SAMP Palco em Casa foi o vencedor na categoria “Vida+”, que pretende distinguir o seu dinamismo, inovação e criatividade na melhoria da qualidade de vida e na promoção do envelhecimento ativo dos idosos visados.

Os Prémios de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro, atribuídos no dia 07 de dezembro (terça-feira) durante o 8º Congresso em Envelhecimento Ativo e Saudável, são uma iniciativa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro e colaboração com o consórcio Ageing@Coimbra, que permite reconhecer e premiar projetos inovadores que promovam o envelhecimento saudável e ativo na região centro.

Foi com grande orgulho e alegria que recebemos este Prémio em nome do projeto SAMP Palco em Casa, um prémio que pertence também a toda a rede de financiadores e parceiros, comunidades e autarquias, idosos e artistas, que dão vida ao mesmo: Câmara Municipal de Leiria, Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, Câmara Municipal de Pedrógão Grande e União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes; nele participam também a Banda Filarmónica SAMP e a Banda Filarmónica de Pedrógão Grande, contando ainda, com o apoio do CDRSP – Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentável do Produto; para além disso, é um dos quatro projetos culturais apurados e financiados pelo Programa de Apoio Municipal de Leiria à Rede Cultura 2027.

A candidatura do projeto Palco em Casa aos Prémios de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro na categoria “Vida+” procurou alcançar o reconhecimento de um trabalho colaborativo que se distingue na entrega de cuidados e atividades que promovem a capacitação social, psicológica, emocional e cultural, em especial em idosos isolados e ainda independentes.

Este projeto SAMP baseia-se no acreditar que a Arte é de Todos e para Todos, e que esta, devido ao seu grande potencial, poderá ser capaz de transformar pessoas e mentalidades. O seu processo de atuação visa, assim, alcançar pessoas que não estão em lares, mas em casa, contemplando toda uma população em solidão no domicílio, envolvendo a comunidade em prol de uma luta contra o abandono e exclusão ou segregação.

Cada vez mais, a SAMP se distingue naqueles que menos têm, menos verbalizam, menos se movimentam ou que se encontram isolados. É com estes que temos vindo a crescer, a aprender e a tomar consciência da importância e necessidade de estar para e com eles. Baseada na experiência e impacto obtido através do projeto Novas Primaveras, os profissionais SAMP deram conta de um outro mundo que existe fora das instituições e dentro de casas de idosos que optam e lutam pelo envelhecimento in place e nas suas comunidades. Por isso, nasceu a vontade de desenvolver o Palco em Casa, um programa mais envolvente e eficaz, que pretende constituir-se como boa prática a ser alargada a um maior território, de forma a chegar a todos os que precisam, apoiado pela comunidade e instituições. 

Agradecemos a todos os envolvidos na criação e desenvolvimento do Palco em Casa, bem como ao Consórcio Ageing@Coimbra e à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro pela distinção e elevação deste projeto no decorrer da 4ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro, com um prémio que é de todos nós, na categoria “Vida+”. Desejamos continuar a transformar vidas, juntos, através da Música e das Artes!