Pódio na Eira: Entrega do Prémio Europa Nostra ao Projeto SAMP Museu na Aldeia

No próximo dia 19 de outubro de 2022, quarta-feira, decorre o momento “Pódio na Eira: Entrega do Prémio Europa Nostra ao Projeto SAMP Museu na Aldeia”, a ter lugar no Auditório Barão de Viamonte, no edifício da Sede SAMP.

Esta Cerimónia será realizada no âmbito dos Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2022, nos quais o projeto SAMP “Museu na Aldeia” teve a honra de ser distinguido na categoria de “Envolvimento e Sensibilização dos Cidadãos”.

A entrega deste tão prestigiado Prémio Europeu, através de uma Placa de Bronze, reforça a importância do património regional, bem como a aproximação das instituições museológicas à comunidade. Esta celebração evidencia, uma vez mais, que o envolvimento dos cidadãos com o seu património cultural, em comunhão com os museus, dá origem a encontros e a partilhas dos quais se enaltecem não só as diferenças, mas principalmente semelhanças.

Deste projeto SAMP, premiado pela mais proeminente homenagem na Europa no que diz respeito ao Património Cultural, ressalta a importância da relação que criamos com os que estão à nossa volta e com o meio em que nos encontramos. Esta dinâmica leva-nos, ainda, a ponderar sobre o que somos capazes de alcançar quando trabalhamos em conjunto. O resultado do trabalho em rede revela a capacidade dos museus, comunidades rurais, artistas e profissionais de se reinventarem.

Deste modo, vamos todos juntos, parceiros, museus, artistas e comunidade, celebrar mais uma importante distinção de um trabalho coletivo desenvolvido em rede. Vamos sentir a música e permitir que este momento solene acalme a pressa diária, enquanto celebramos os laços construídos, nesta comemoração que nos pertence a todos!

A Cerimónia tem início às 10h00 e incluirá vários momentos SAMP, que irão decorrer durante toda a manhã. Na organização deste prestigiado evento estiveram envolvidos a Vereadora da Cultura do Município de Ansião, Dr.ª Cristina Bernardino, e o Presidente da Junta de Freguesia de Alforge, Dr. Carlos Anastácio.

É a primeira vez que a distinção na categoria de “Envolvimento e Sensibilização dos Cidadãos” dos Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2022 é atribuída a um projeto português, algo que destaca a importância do trabalho colaborativo em rede em prol de uma maior coesão territorial, para a qual todos os Museus, Municípios e parceiros do projeto têm desenvolvido nos últimos anos de forma tão dedicada junto das 13 comunidades, que tanto merecem usufruir da valorização do seu património cultural e das tradições que fazem parte da sua história.

O projeto Museu na Aldeia continua a colocar Arte e Música na vida destas pessoas, dando continuidade às várias sessões de intervenção pela Arte que têm como objetivo preparar algumas surpresas especiais para o Grande Encontro, a decorrer em março de 2023, em Leiria. Este evento contará com a presença de todas as comunidades, museus, parceiros, municípios e autarquias, para um momento único onde a Arte se tornará, uma vez mais, um lugar de encontros e partilhas.

O projeto Museu na Aldeia é cofinanciado pelo PO ISE – Portugal 2020, através da Iniciativa Portugal Inovação Social, e tem como Investidor Social a Câmara Municipal de Leiria, juntando ainda a Rede Cultura como parceira que reúne Museus, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Associações e Instituições dos 26 Municípios em rede. Conta, ainda, com o apoio do Politécnico de Leiria, União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, entre tantos outros que se vêm juntando a esta criativa e inovadora iniciativa.

 

CARTAZ INFORMATIVO