Projeto Palco em Casa | Inscrições famílias SAMP

O projeto Palco em Casa é mais um projeto SAMP, que se baseia no acreditar de que a Arte é de Todos e para Todos e, que esta, devido ao seu grande potencial, poderá ser capaz de transformar pessoas e mentalidades.

Promove a inclusão social e combate situações de exclusão, segregação e isolamento, apoiando pessoas idosas e famílias vulneráveis a continuar a viver em casa, em comunidade. Potencia a participação social, sentimento de segurança e melhor qualidade de vida.

Destina-se a pessoas idosas, sem meios para assistir a uma programação cultural, por razões económicas, sociais, geográficas ou culturais, residentes em territórios mais afastados dos meios urbanos, preferencialmente isolados, menos populosos e afetados pelos incêndios, com o objetivo de potenciar a sua qualidade de vida, através da integração social, num ambiente familiar, mantendo a sua identidade social e significado de vida, em casa.

Pretende levar a arte e a cultura a idosos em situações de isolamento, oferecendo uma programação de Concertos de Bolso, mini espetáculos de teatro musical, bailado, entre outros.

De entre as várias fases deste projeto, salientamos duas:
– A fase que contempla 32 miniconcertos ou performances. Estes espetáculos acontecerão com “pompa e circunstância”, transformando a sala ou quarto do idoso numa sala de espetáculos, com palco e iluminação. Os idosos podem convidar familiares, vizinhos ou amigos para assistirem aos espetáculos;

– A fase seguinte caracteriza-se pela execução de 8 concertos, um por cada uma das 8 aldeias selecionadas, realizados pelas Bandas Filarmónicas dos Pousos e Pedrógão Grande. Nesta etapa, pretende-se envolver famílias estruturadas, levando a uma maior sensibilização da comunidade e mudança de olhares e atitudes em prol de uma melhoria de valores sociais e inclusão social.

Qual é a vossa importância neste projeto?
Proporcionar contacto destes idosos com famílias, jovens e crianças, potenciando inter-relação entre diferentes gerações, diminuindo, desta forma, a solidão e o isolamento.

A todas as Famílias SAMP que desejam fazer parte deste projeto, as inscrições estão abertas e são realizadas através do Formulário de Inscrições.

Para mais informações, veja o vídeo “Palco em Casa – Convite às Famílias SAMP”, disponível no nosso canal de YouTube.