Projeto SAMP “Museu na Aldeia” distinguido pelos European Heritage Awards / Europa Nostra Awards

Projeto SAMP Museu na Aldeia entre os vencedores dos Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2022

No âmbito dos European Heritage Awards / Europa Nostra Awards o projeto Museu na Aldeia foi vencedor na categoria “Envolvimento e Sensibilização dos Cidadãos”, que pretende distinguir projetos que utilizam a herança e o património cultural para promover a coesão social, a inclusão, o diálogo e a compreensão, alimentar o sentimento de pertença, bem como celebrar a diversidade e fomentar o envolvimento dos cidadãos e a responsabilidade cívica.

De acordo com o Júri dos Prémios, “a variedade e adaptação das atividades a cada grupo participante faz com que o Museu na Aldeia seja um projeto muito especial. Ao responder a necessidades específicas e aos interesses tanto de jovens, como de idosos, conseguiram assegurar um impacto superior e mais significante. O projeto também demonstra de forma incontestável a relação clara entre o bem-estar e o património cultural”.

O projeto SAMP Museu na Aldeia

O Museu na Aldeia reúne 13 museus e 13 comunidades dos 26 Municípios da Rede Cultura e oferece um programa cultural direcionado a pessoas com mais de 65 anos, que vivem em áreas rurais com acessibilidade reduzida a atividades e eventos culturais. Profissionais de museus, artistas, comunidades e entidades locais reúnem-se através deste projeto com o propósito de apreciar arte e cultura, bem como aprender e reavivar as heranças e os patrimónios locais.

Os museus participantes e a SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos, levaram e apresentaram peças aos idosos que habitam nas aldeias (fase “O Museu vai à Aldeia“). Deste modo, o projeto permitiu que a Arte se tornasse num lugar de encontro e partilhas, no qual os idosos foram convidados a articular sobre as suas memórias e vivências, a relacioná-las com a peça e a transformá-las num processo criativo conjunto, dando origem a uma nova obra, que foi posteriormente apresentada nos museus pelos participantes (fase “A Aldeia vai ao Museu“).

O projeto Museu na Aldeia é cofinanciado pelo PO ISE – Portugal 2020, através da Iniciativa Portugal Inovação Social, e tem como Investidor Social a Câmara Municipal de Leiria, juntando ainda a Rede Cultura como parceira que reúne Museus, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Associações e Instituições dos 26 Municípios em rede. Conta, ainda, com o apoio do Politécnico de Leiria, União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, entre tantos outros que se vêm juntando a esta criativa e inovadora iniciativa.

Cerimónia de entrega dos Prémios

A cerimónia de entrega dos Prémios acontecerá no dia 26 de Setembro, na Ópera Estatal de Praga, e contará com a participação de Mariya Gabriel, Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, e de Hermann Parzinger, Presidente Executivo da Europa Nostra. Durante a Cerimónia, serão anunciados os vencedores do “Grande Prémio” e o vencedor do Prémio “Escolha do Público”, que serão escolhidos entre os projetos vencedores deste ano.

Convidamos, por isso, toda a comunidade a apoiar o projeto Museu na Aldeia, votando online entre os meses de agosto e setembro, para que, juntos, possamos levar o projeto ainda mais longe!

A cerimónia de entrega dos Prémios será um ponto alto da Cimeira do Património Cultural Europeu 2022 a realizar nos dias 25-27 de setembro em Praga. A Cimeira, que foi incluída no programa da Presidência Checa do Conselho da União Europeia, é organizada pela Europa Nostra com o apoio da Comissão Europeia.

Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra

Os Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra foram lançados pela Comissão Europeia em 2002 e têm sido organizados pela Europa Nostra desde então, sendo apoiados pelo programa Europa Criativa da União Europeia. Os Prémios destacam e divulgam a excelência do património e as melhores práticas, incentivam o intercâmbio de conhecimentos entre fronteiras e ligam as partes interessadas no património através de redes mais amplas. Além disso, os Prémios promovem um maior cuidado com o património entre os cidadãos europeus, sendo uma ferramenta fundamental para promover os múltiplos valores do património cultural e natural para a sociedade, a economia e o ambiente da Europa. Poderá consultar mais informações aqui.

Europa Nostra

A Europa Nostra é a voz da sociedade civil empenhada na salvaguarda e promoção do património cultural e natural da Europa. É a federação pan-europeia de organizações não-governamentais do património, sendo apoiada por uma ampla rede de entidades públicas, empresas privadas e indivíduos. Abrangendo mais de 40 países na Europa, é representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura.

Fundada em 1963, a Europa Nostra é hoje reconhecida como a mais representativa organização do património na Europa, colaborando com a União Europeia, o Conselho da Europa, a UNESCO e outros organismos internacionais. A Europa Nostra atua para salvar os monumentos, sítios e paisagens mais ameaçados da Europa, em particular através do programa “Os 7 mais ameaçados”; celebra a excelência através dos Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra; e contribui para a formulação e implementação de estratégias e políticas europeias relacionadas com o património, através do diálogo estruturado com as instituições da EU e a coordenação da Aliança do Património Europeu.

A Europa Nostra figura entre os parceiros oficiais da iniciativa Nova Bauhaus europeia desenvolvida pela Comissão Europeia e é Co-Presidente Regional da Rede do Património Climático (CHN) para a Europa e a Comunidade de Estados Independentes.