Projeto SAMP “Museu na Aldeia” distinguido pelos Prémios APOM 2021

No âmbito dos Prémios APOM 2021 o projeto SAMP Museu na Aldeia foi o vencedor na categoria “Inovação e Criatividade” que pretende distinguir o projeto a nível criativo nas áreas de atividade dos museus, desde a investigação, incorporação, inventário e registo, conservação, segurança, exposições, serviço educativo, extensão cultural, produtos da loja e comunicação. Para além disso, o projeto recebeu, ainda, uma Menção Honrosa na categoria “Projeto de Educação e Mediação Cultural”, que destaca as atividades culturais dinamizadas pela instituição museológica, enquadradas na missão do museu, nomeadamente: conferências, colóquios, concertos, ações educativas inovadoras e adaptadas a todos os públicos.

A Associação Portuguesa de Museologia (APOM) celebra os Museus e os seus profissionais através dos Prémios APOM 2021, que têm como objetivo promover o conhecimento da Museologia e dos domínios científicos e técnicos, bem como realçar a importância do papel desempenhado pelos museus e pela profissão museológica em cada comunidade e entre povos e culturas. A Cerimónia de Entrega dos Prémios APOM 2021 tem lugar no dia 29 de outubro de 2021, no Museu de Marinha, em Lisboa.

Foi com grande orgulho e alegria que recebemos este Prémio em nome do projeto Museu na Aldeia, um prémio que pertence também a toda a rede de financiadores e parceiros, comunidades e autarquias, idosos e artistas, que dão vida ao mesmo: Museu na Aldeia é financiado pelo POISE – Portugal 2020, através da Iniciativa Portugal Inovação Social e tem como investidor social a Câmara Municipal de Leiria, juntando ainda parceiros como as Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia e Museus da Rede Cultura 2027, entre tantos outros que se vêm juntando a esta inovadora iniciativa. Com o intuito de melhor avaliar o impacto gerado do projeto, contamos também com o importante apoio do Politécnico de Leiria através do CDRSP – Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentável do Produto.

A candidatura do projeto Museu na Aldeia aos Prémios APOM 2021 na categoria “Inovação e Criatividade” procurou alcançar o reconhecimento de um trabalho colaborativo de coesão territorial, cultural e social entre municípios, museus e comunidades da Rede Cultura 2027, destacando a utilização de soluções criativas frente aos desafios e realidades dos museus e das comunidades envolvidas, como o uso de imagens em 360º e da aplicação das tecnologias de digitalização e impressão 3D de exemplares museológicos com a finalidade de melhor comunicar, promover o acesso e salvaguardar alguns dos exemplares originais. Para além disso, o projeto Museu na Aldeia parte do diálogo de uma rede de profissionais de museus e municípios com os profissionais SAMP para desenvolver e implementar uma metodologia de mobilização sociocultural e de geração de valores nas comunidades. Assim, esta iniciativa colabora na afirmação do papel dos museus como instituições que promovem a inovação e a criatividade e, em conformidade com a sua visão e missão, estão a serviço do público diante das várias transformações sociais.

Este projeto é o resultado do encontro entre profissionais dos museus, artistas, museólogos, sociólogos, psicólogos, arqueólogos, bailarinos, músicos, atores e poetas, e a população idosa de 13 aldeias e 13 Museus do território da Rede Cultura 2027, tendo como principal objetivo ajudar a combater e reduzir a solidão e isolamento através da Música e da Arte!

Agradecemos a todos os envolvidos na criação e desenvolvimento do Museu na Aldeia, bem como aos Prémios APOM 2021 pela distinção e elevação deste projeto com um prémio que é de todos nós, na categoria “Inovação e Criatividade”. Desejamos continuar a transformar vidas, juntos, através da Música e das Artes!

Acompanhe a Cerimónia de Entrega de Prémios em direto do Museu da Marinha, em Lisboa.