Recital Inauguração Sala Margarida Korrodi

Braço no ar quem conhece Margarida Korrodi!

Não levantou? Pois fique a saber que se Leiria é hoje uma Cidade Criativa na área da Música reconhecida pela UNESCO, também se deve a esta mulher. É mais conhecido o seu avô, o arquiteto Ernesto Korrodi, mas a vida e testemunho de amor à Arte da sua neta deveriam ser conhecidos por todos os leirienses. Apaixonada pelo piano desde criança, influenciada pelos momentos musicais camerísticos ouvidos de seus pais, ruma, contra ventos e marés, até Lisboa para concluir o seu Curso Superior de Piano que terminou brilhantemente. Estudou com os melhores. Não foi concertista porque eram outros os tempos por Leiria em meados do século passado. Mas, foi pelo seu trabalho como professora que hoje tantos e tantas leirienses são profissionais da Música.

Para surpresa da família e da Escola de Artes SAMP, quis deixar o seu piano e o espólio musical à escola dos Pousos. Vamos, pois, celebrar esta vontade de Margarida Korrodi num momento que terá lugar no próximo dia 18 de janeiro, dia do seu aniversário. Será um recital breve, às 18h30, na sala que vai receber o seu nome na Sede SAMP (sala 0.2). Será ouvida uma das raras obras de sua autoria, tocada por Yumiko Ishizuka, que, no piano ofertado, acompanhará Alberto Roque, Paulo Lameiro, Oxana Khurdenko, tendo ainda a participação da aluna Beatriz Ferreira, num programa com repertório de especial gosto da pianista Leiriense.


Recital Inauguração Sala Margarida Korrodi
18 de janeiro (terça-feira) | 18h30
Sede SAMP
Lugares limitados à ocupação da sala

DOWNLOAD DO CARTAZ INFORMATIVO.

 

BIOGRAFIA
Margarida Korrodi (1931-2021)

De seu nome completo, Maria Margarida Bouhon Korrodi Garcia da Fonseca, nasceu em Leiria, na Villa Hortência. Neta do famoso Arquiteto Ernesto Korrodi, de quem tinha as melhores recordações. Iniciou os seus estudos de piano aos 9 anos com D. Carlota Tinoco. Em 1942, inscreve-se no Conservatório Nacional de Lisboa, onde concluiu o 6.º ano de piano em 1947, ano em que se casa e por motivos familiares interrompe os seus estudos.

Em 1955, reingressa no Conservatório Nacional para realizar o curso superior de piano, tendo concluído este com 17 valores, valendo-lhe um comentário do membro do júri, Campos Coelho, que a motivou a candidatar-se ao Prémio Rey-Colaço. Concorreu e ganhou, recebendo um prémio de 800 escudos, que lhe foi entregue pelo compositor e maestro Ivo Cruz, na época diretor do Conservatório Nacional de Lisboa. Foi docente na Escola Industrial da Marinha Grande, onde substituiu a professora Maria do Rosário Font,  sendo posteriormente transferida para a Escola Comercial e Industrial de Leiria e por último para o antigo Liceu Rodrigues Lobo. Lecionou até 1996, aposentando-se após 41 anos dedicados ao ensino da música.

A professora Margarida Korrodi foi reconhecida como Sócio Honorário SAMP há mais de 10 anos, pela oferta de diversos materiais de elevada importância à nossa Casa.

 

| Créditos fotográficos de Ricardo Graça |