SAMP participa na iniciativa GivingTuesday com projeto “SAMP Con’sc’erta”

A 2ª edição do GivingTuesday Portugal acontece já no dia 1 de dezembro de 2020!

O GivingTuesday é o maior movimento global de generosidade, uma corrente solidária mundial, onde todos os pequenos gestos ou donativos, multiplicados numa larga escala, ajudam a mudar o mundo. No dia 1 de dezembro (terça-feira), todos podem contribuir e cada um pode escolher a sua causa, apoiando com um pouco do seu tempo, talento, doando bens ou mesmo através de uma doação monetária.

A SAMP associa-se a este movimento através do projeto “SAMP Con’sc’erta”, que pretende adaptar e equipar o que falta do Pavilhão Mozart, um novo espaço de criação artística e de espetáculos inserido nas instalações do Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens.

A Banda Filarmónica é composta por um grupo de pessoas que se juntam todas as semanas para fazer algo que todos a que a integram amam de igual forma: Música! A fruição deste ato artístico é comunitária e intergeracional, o que leva a relações pessoais e sociais únicas, criando uma comunidade com ligações a muitas outras comunidades. O espaço da música dá lugar a preocupações, troca de opiniões, conhecimento, partilha de alegrias, entre muitas outras interações sociais que são essenciais a qualquer comunidade funcional. Na Filarmónica SAMP, porque alguém partilhou a necessidade de reconstrução de uma casa que ajuda jovens a reintegrar a sociedade, surgiu a vontade e partilha de consertar um pequeno salão e pintar algumas salas de um velho edifício. Esta vontade cresceu em ideias e energia! Criatividade não faltou e cedo se percebeu que a SAMP podia consertar umas paredes, os soalhos e algum mobiliário, sendo que para arrematar o conserto, fariam ainda um concerto. As tábuas, as tintas, as trinchas e demais ferramentas e materiais, surgiram dos vizinhos que são construtores e donos de lojas de ferragens. A comunidade de músicos juntou-se à comunidade da aldeia e no fim, con’sc’ertou a casa.

Em 2020, a Filarmónica SAMP quer consertar o que falta do Pavilhão Mozart, nas instalações do EPL-J. A obra de reconstrução recuperou a integridade do edifício, que foi outrora uma tipografia, e que albergou nos últimos anos os ensaios e aulas dos projetos Ópera na Prisão. Contudo, para o Pavilhão Mozart dar continuidade ao trabalho já concretizado, abrindo as suas portas ao público e partilhar a contemporaneidade dos muitos “Leoporellos” que se reencontram com eles próprios através da Arte, faltam ainda alguns consertos. Algumas pinturas, mobiliário, portas novas, vidros para as janelas, equipamentos de climatização, entre outros pequenos pormenores que são essenciais para que os concertos se possam realizar.

Junte-se ao GivingTuesday e apoie a iniciativa SAMP através da página Pavilhão Mozart, clicando no botão “Apoiar” (do lado esquerdo) e inserindo o montante desejado. Faça parte da maior corrente solidária do mundo!

TU&EU, #juntosmudamosomundo!

| Créditos fotográficos de Joaquim Dâmaso |