SAMP recebe apoio de iniciativa Portugal Inovação Social com o projeto PAVILHÃO MOZART

No âmbito das candidaturas ao instrumento de financimento Parcerias para o Impacto do Programa Portugal Inovação Social, a SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos, recebe um apoio com o projeto PAVILHÃO MOZART – “Só Zerlina ou Così fan tutte” com objetivo de desenvolver novas respostas a problemas sociais co-financimento da União Europeia.

Entidade Promotora: SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos
Nº da Candidatura: POISE-03-4639-FSE-000023

Designação do Projeto: PAVILHÃO MOZART – “Só Zerlina ou Cosi fan tutte?”

Descrição da Operação:
O Pavilhão Mozart é um projeto de inovação social que promove a inclusão social dos reclusos através da participação no processo de criação de uma ópera em conjunto com os familiares e amigos, e da gestão de um novo espaço dentro da prisão, dedicado às artes performativas, que será gerido pelos próprios reclusos. Com o título “PAVILHÃO MOZART – Só Zerlina ou Così fan tutte?”, este projeto consiste na segunda fase da iniciativa “Ópera na Prisão: D. Giovanni 1003-Leporello 2015“, criada pela SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos, no Estabelecimento Prisional de Leiria. “Ópera na Prisão” desenvolveu o processo de criação artística de uma ópera com os reclusos, experiência a partir da qual se desenvolveram as ideias para o Pavilhão Mozart. O financiamento da Portugal Inovação Social atribuído ao projeto Pavilhão Mozart tem como objetivo apoiar o desenvolvimento desta segunda fase do projeto.

Objetivos:
Inclusão social dos reclusos através da participação destes no processo de criação de uma ópera, em conjunto com os guardas prisionais, familiares e amigos, bem como da gestão de um novo espaço dentro da prisão dedicado ás artes performativas.

Objetivo Temático:
Promover a inclusão social e combater a pobreza e a discriminação;

Promoção do empreendedorismo social e da integração profissional nas empresas sociais e da economia social e solidária para facilitar o acesso ao emprego

Resultados:
Os resultados do projeto serão a potenciação de competências acrescidas, por parte dos reclusões, por via da criação de uma ópera, e da gestão do novo espaço de artes performativas, permitindo-lhes competências acrescidas de reintegração e inclusão social.

Para mais informações: www.inovacaosocial.portugal2020.pt/

 

| Créditos fotográficos de Joaquim Dâmaso |