Selo Escola Intercultural atribuído à EA SAMP

Em maio passado, foi atribuído à nossa Escola de Artes SAMP o distintivo Selo de Escola Intercultural – certificação de Nível I por dois anos letivos consecutivos. Esta 5ª edição foi promovida pela Direção-Geral da Educação, pelo Alto Comissariado para as Migrações, I.P. e pela Fundação Aga Khan Portugal.

Esta iniciativa surgiu em 2012 e pretende distinguir os estabelecimentos de educação e ensino públicos, particulares ou cooperativos que, através dos seus projetos educativos e das suas práticas, promovem o reconhecimento e a valorização da diversidade linguística e cultural, como uma oportunidade e fonte de aprendizagem para todos/as.

É uma iniciativa que se constitui como um contributo para o trabalho da escola na formação pessoal e social de crianças, jovens e adultos, bem como da cidadania ativa, indispensável à construção de “sociedades democráticas que respeitem a diversidade cultural e linguística” (Comissão Europeia, 2002).

Desde a génese da SAMP, que os seus projetos, pontuais ou a longo prazo, se pautam pela interculturalidade e pela integração social. Exemplos SAMP atuais são projetos como Ópera na Prisão e Il Trovatore, para além das iniciativas artísticas pontuais com objetivos de integração social como por exemplo a participação de uma família Síria, refugiada da guerra, num espetáculo para pais e filhos do projeto Berço das Artes.

Na cerimónia de entrega do selo destacou-se o momento musical realizado pelos dois alunos SAMP, Joana Faria e Leandro Duarte. Um muito obrigada pela representação da nossa escola nesta cerimónia.

Parabéns à SAMP, parabéns à EA SAMP, e a todos os que contribuem todos os dias para o que somos.

Mais informações:

28 escolas do país recebem 5º Selo Escola Intercultural
Selo de Escola Intercultural – 5ª Edição: Resultado das candidaturas