Serão com Avós | O Novo Projeto SAMP

Novo projeto SAMP “Serão com Avós” selecionado pela Câmara Municipal de Leiria!

 

É com muito orgulho que anunciamos que, no passado dia 05 de abril, o mais recente projeto SAMP “Serão com Avós” foi uma das propostas selecionadas para receber financiamento da Câmara Municipal de Leiria, ao abrigo da Rede Cultura 2027, constituindo um dos 6 projetos apurados, de entre um total de 12 propostas.

“Serão com Avós” é um projeto de intervenção através da Arte, que atua junto de idosos institucionalizados e pretende proporcionar momentos de fruição artística de qualidade antes e durante o adormecer dos intervenientes, promovendo um estado de relaxamento necessário, acalentando o sono. Este momento é, muitas vezes, acompanhado de um estado de maior sensibilidade no qual o medo da morte, a solidão e até certas memórias perturbam o processo de adormecer, tornando-o algo tenso para as pessoas idosas, uma vez que, na sua maioria, apresentam necessidades específicas tanto a nível físico como psicológico, bem como alguma fragilidade emocional necessitando de mais cuidados. Surge, então, a necessidade de utilizar a música, tão eficazmente aplicada como terapia noutros âmbitos, para proporcionar momentos de tranquilidade e amenizar todo o processo, tanto para os utentes, como para os seus cuidadores, cujas noites de trabalho passam, também, a ser um pouco mais serenas.

A área geográfica abrangida por este projeto inclui os Municípios de Leiria, Ourém, Porto de Mós, Marinha Grande e Pombal e vai contar com a participação de artistas de palco destas mesmas regiões. Pretende-se, assim, promover inter-relações entre artistas de diferentes comunidades, o contacto entre artistas e idosos da mesma comunidade, bem como despertar, nos próprios profissionais, a aplicação da Arte enquanto ferramenta de intervenção social e terapêutica através do som, de instrumentos, canções, poesia e contos.

Este projeto é promovido pela SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos, conta com o apoio do Município de Leiria, ao abrigo da Rede Cultura 2027, e tem como parceiros o Sport Operário Marinhense e a Ala D’Artistas – Associação Cultural e Artística.

 

| Créditos fotográficos de Joaquim Dâmaso |