Seja um
embaixador
SAMP!

Ao apoiar este projecto está
a garantir que chegará mais longe, por mais tempo, e a mais pessoas:

donativo

Categoria:

Os donativos são dedutíveis à colecta.
Conheça a legislação em vigor sobre mecenato social.

Don Giovanni

“Ópera na Prisão” – Don Giovanni 1003, Leporello 2015 é um projeto no âmbito da Música Erudita desenvolvido numa parceria entre a SAMP e o Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens (EPL-J), financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian através da iniciativa “Partis – Práticas Artísticas para a Inclusão Social”.

Este projeto nasceu em 2014, e a recriação da Ópera Il dissoluto punito, ossia il Don Giovanni pelo olhar de meia centena de jovens reclusos, foi o ponto de partida para o seu início.

O “Ópera na Prisão” tem como principal objetivo potenciar, pela criação artística no campo da música em geral e da ópera em particular, a autoestima, o autocontrolo e a formação pessoal e cívica dos jovens do EPL-J. A nível pessoal, o presente projeto pretende promover a integração social de cada recluso, envolvendo estruturas artísticas das suas comunidades.

O projeto “Ópera na Prisão” tem como entidade financiadora a Fundação Calouste Gulbenkian através do programa “Partis”, e conta com a parceria do Estabelecimento Prisional Leiria – Jovens, da Fundação Caixa Agrícola de Leiria, do Município de Leiria e da Escola de Dança Clara Leão.

 

O projeto Don Giovanni na Comunicação Social

A SAMP participou num Estudo de Caso realizado pela Fundação Calouste Gulbenkian
Menção Honrosa SIC Notícias do Prémio de Jornalismo Edição ’17- Quando estou a cantar não estou preso

 

 

 

| Créditos fotográficos de Joaquim Dâmaso |