Prémios

[A SAMP é] “(…) uma instituição capaz de se reinventar e adaptar às novas correntes estéticas e artísticas, e, mais ainda, que inova, conseguindo ser uma referência nacional e internacional a partir de projetos que não se esgotam na oferta cultural, mas que adicionam uma componente de intervenção social e terapêutica de inestimável valor” – Presidente da Câmara Municipal de Leiria Raul Castro in “Sociedade Artística Musical dos Pousos – História, Música e Testemunhos”, 2016.

A SAMP congratula todos os sócios, músicos das formações residentes, dirigentes, colaboradores, alunos, parceiros e amigos pelo seu contributo na construção de uma SAMP humanamente rica e desde sempre orientada para uma forte intervenção social. Um especial agradecimento “a todos quantos, desde 1873, viveram a SAMP e fizeram a sua história”.

 

Prémios e Distinções Recebidas

Prémio na categoria Envolvimento e Sensibilização dos Cidadãos atribuído ao projeto SAMP Museu na Aldeia, no âmbito dos Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra (mais informações).

Galardão Entidade Inclusiva atribuído à SAMP pelo Conselho Municipal para a Inclusão das Pessoas com Deficiência do Concelho de Leiria, no âmbito da cerimónia de entrega do Selo e Galardão de Entidade Inclusiva (mais informações).

Prémio na categoria “Vida+” atribuído pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro, em colaboração com o Consórcio Ageing@Coimbra no âmbito da 4ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Envelhecimento ao projeto SAMP Palco em Casa (mais informações).

Menção Honrosa na categoria “Projeto de Educação e Mediação Cultural” atribuída pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) no âmbito dos Prémios APOM 2021 ao projeto SAMP Museu na Aldeia (mais informações).

Prémios APOM 2021 atribuído ao projeto SAMP Museu na Aldeia, que venceu na categoria “Inovação e Criatividade” a 29 de outubro de 2021 (mais informações).

Prémios Património.pt 2021 atribuído ao projeto SAMP Museu na Aldeia, que venceu na categoria “Melhor Projecto em Parceria” a 16 de outubro de 2021 (mais informações).

2º Prémio atribuído nas III Jornadas de Intervenção Psicossocial na Comunidade, no âmbito do projeto SAMP Museu na Aldeia, através do trabalho “Museu na aldeia: Projecto comunitário onde arte e cultura combatem isolamento social e solidão em idosos”.

Menção Honrosa atribuída nas III Jornadas de Intervenção Psicossocial na Comunidade, no âmbito do projeto SAMP Museu na Aldeia, através do trabalho “Caracterização dos níveis de solidão e sintomas de ansiedade e depressão em idosos durante a pandemia de COVID-19: Resultados preliminares de um projeto de intervenção comunitária”.

Prémio BPI “la Caixa” Solidário 2019, atribuído ao projeto SAMP Musicoterapia com Pessoas com Dor Crónica, a 18 de setembro de 2019 (mais informações).

Menção Honrosa atribuída pela Acesso Cultura ao projeto SAMP Ópera na Prisão, a 19 de junho de 2019 (mais informações).

Selo de Entidade Inclusiva do Concelho de Leiria atribuído à SAMP pelo Conselho Municipal para a Inclusão de Pessoas com Deficiência a 10 de abril de 2019 (mais informações).

Selo de Escola Intercultural de Nível I – Iniciação atribuído pela Direção Geral da Educação, Alto Comissariado para as Migrações, Instituto Público e Fundação Aga Khan Portugal à Escola de Artes SAMP, a 9 de maio de 2018 (mais informações).

Prémio Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro – Categoria Vida + atribuído pelo consórcio Ageing@Coimbra ao projeto SAMP Novas Primaveras, a 28 de novembro de 2017 (mais informações).

Certificate of Recognition atribuído pelo Erasmus – Servicio Relaciones Internacionales Universidad de Valladolid à SAMP a 16 de novembro de 2017.

Voto de Louvor atribuído à SAMP pela Câmara Municipal de Leiria, no decurso do Prémio Coesão da Fundação Calouste Gulbenkian, a 8 de agosto de 2017 (mais informações).

Prémio Coesão atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian aos projetos SAMP Novas Primaveras e Palco em Casa, a 20 de julho de 2017 (mais informações).

Prémio Acesso Cultura – Acessibilidade Social atribuído pela Acesso Cultura ao programa SAMP Saúde com Arte, a 17 de junho de 2016 (mais informações).

Voto de Louvor atribuído ao Bailadouro SAMP pela Câmara Municipal de Leiria a 29 de dezembro de 2010.

Voto de Louvor atribuído ao Bailadouro SAMP pela Junta de Freguesia de Leiria a 16 de dezembro de 2010.

2º Prémio da categoria “Parcerias em Saúde” dos Prémios Hospital do Futuro 2008/2009 atribuído ao projeto SAMP ConSentir o Som, desenvolvido em parceria com o Hospital Santo André, pelo Fórum Hospital do Futuro e organizações apoiantes e patrocinadoras, a 09 de setembro de 2009.

Prémio em Concurso do Expositor mais interativo da Feira de Formação Vocacional de Leiria atribuído à SAMP a 22 de abril de 2005.

Prémio em Concurso do Expositor mais interativo da Marinha Grande atribuído à SAMP em 2004.

Diploma de Reconhecimento de Mérito Cultural “AUSTREGÉSILO DE ATHAÍDE” atribuído à Banda Filarmónica SAMP pela Academia de Letras e Artes de Paranapuã (ALAP) – Rio de Janeiro (Brasil), a 05 de maio de 2003.

Galardão Municipal por mérito cultural atribuído à SAMP pela Câmara Municipal de Leiria em 1993.

Medalha de bronze/cobre de “Mérito, Arte e Cultura” atribuído à SAMP pela Câmara Municipal de Leiria, a 23 de dezembro de 1983.

Voto de Louvor atribuído pelo Estabelecimento Prisional – Cadeia de Vale de Judeus (Alcoentre) ao Grupo de Variedades SAMP em 1982.

1º Prémio no Concurso Musical atribuído pela Banda Comércio e Indústria de Caldas da Rainha a Quarteto de Jovens Músicos da Banda Filarmónica SAMP, a 20 de julho de 1980.

Prémio no Concurso das Filarmónicas da Região de Turismo de Leiria atribuído à Banda Filarmónica SAMP a 23 de maio de 1965.

Prémio no Grande Concurso de Bandas de Leiria atribuído à Banda Filarmónica SAMP a 29 de junho de 1877.