Seja um
embaixador
SAMP!

Ao apoiar este projecto está
a garantir que chegará mais longe, por mais tempo, e a mais pessoas:

donativo

Categoria:

Os donativos são dedutíveis à colecta.
Conheça a legislação em vigor sobre mecenato social.

Aqui Contigo

“Aqui Contigo” nasceu em 2015, sendo um programa dedicado a pessoas em fim de Vida e seus familiares e cuidadores.
Numa sociedade que abandona e esquece muitas vezes quem está a morrer, é necessário criar contextos que enriqueçam esta experiência preciosa e única para a pessoa e o seu círculo mais próximo de relações.
As Artes, como se observa ao longo de toda a história humana, podem aqui desempenhar um papel vital, como o demonstra a curta história deste projeto SAMP.
É pelo Amor e pela Presença que conseguimos que o Som seja o seu último Colo.

Após cinco anos de conferências, comunicações e palestras sobre o projeto “Aqui Contigo – O som como último colo”, colhem-se agora os frutos. Após cinco anos de consolidação e investimento da SAMP, o projeto “Aqui Contigo” é reconhecido e prepara-se agora para caminhar em maior escala, de braço dado com quatro parceiros.

Portugal Inovação Social é a iniciativa responsável por dar asas a este projeto. Aliam-se a esta a Câmara Municipal de Leiria, União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes e Junta de Freguesia do Arrabal. Juntos, chegaremos aos que mais precisam naquela que deveria ser a hora mais cuidada e respeitada de todas as horas.

O “Aqui Contigo” tem como principal cofinanciador o POISE, numa iniciativa Portugal Inovação Social. Esteve vários anos a funcionar em modo experimental e voluntário, com algum apoio por parte da Fundação Caixa Agrícola de Leiria – parceiro que, em diferentes iniciativas, tem depositado na SAMP a sua confiança.

Modelo de intervenção
O Musicoterapeuta pretende, com os familiares e cuidadores, ser facilitador do acompanhamento da família neste processo doloroso e ajudar no processo do Luto.
Ao longo dos últimos tempos de vida, que podem ser anos ou dias após o diagnóstico final, em suas casas ou em instituições (hospitais, lares ou unidades de cuidados paliativos), dois profissionais da área da música trabalham juntos e com as famílias para contar a história sonora de cada pessoa em fase terminal, através da criação de uma obra pessoal, transformando um momento íntimo e solitário num momento de unidade e comunhão, e aliviando o sofrimento nos momentos finais da sua vida, ajudando a pessoa a libertar-se espiritualmente.
Alguns dias após a morte, realiza-se, ainda, um encontro com a família que acompanhou mais de perto a pessoa falecida para um momento de partilha da experiência vivida.

Porque a Música penetra mais fundo na Alma Humana.


O projeto Aqui Contigo na Comunicação Social

“​Aqui contigo​, um projeto musical para doentes terminais” | 04 de junho de 2017, Revista Frontal

“Speaking of unspoken things” | 19 de abril de 2017, London Arts in Health

“​Speaking of unspoken things” | 19 de abril de 2017, A Restless Art