Seja um
embaixador
SAMP!

Ao apoiar este projecto está
a garantir que chegará mais longe, por mais tempo, e a mais pessoas:

donativo

Categoria:

Os donativos são dedutíveis à colecta.
Conheça a legislação em vigor sobre mecenato social.

IL Trovatore: Os Roma do Lis

“IL Trovatore: Os Romas do Lis” é um programa destinado à comunidade Cigana do concelho de Leiria, distribuída em três bairros na periferia da cidade, que através da Arte, pretende baixar os índices de criminalidade e conflitualidade entre famílias, bem como aumentar a frequência escolar das crianças dos bairros e ajudar a integração da comunidade Cigana em Leiria.

Com maior incidência no trabalho junto de alunos do 1.º ao 3.º ciclo e, igualmente, com crianças não ciganas, o projeto tem contribuído para mudar preconceitos, pois, através das artes, aprendeu-se a respeitar as diferenças e a valorizá-las.

“As artes, sobretudo a música, são um caminho privilegiado para aproximar culturas”, por isso acreditamos que partilhando quem somos e atuando em relação com crianças e suas famílias, reconhece-se e valoriza-se a diversidade cultural como uma oportunidade e fonte de aprendizagem para todos.

Modelo de intervenção
Atualmente, o trabalho com esta comunidade realiza-se, semanalmente, em três escolas – Andrinos, Caranguejeira e Correia Mateus -, uma vez que devido às obras de requalificação de um dos bairros, foi necessário transitar para as escolas.
Trilhou-se, assim, um novo caminho, partindo do meio educativo e escolar para o público-alvo e as suas famílias através do contacto com a Música e as Artes. Porém, o objetivo é regressar ao trabalho nos bairros e com as famílias, onde o mote é a sensibilização da comunidade Leiriense para a cultura cigana em geral, valorizar esta mesma cultura e reforçar a inclusão na comunidade escolar das crianças de etnia cigana.

Os profissionais SAMP, semanalmente, realizam várias sessões de prática musical – instrumental e vocal – com um grupo de crianças e as suas famílias.
Pretende-se, também, que mensalmente (ou sempre que possível), se realize uma performance musical com famílias de alunos SAMP, procurando envolver essencialmente familiares de crianças ciganas.

O projeto “IL Trovatore” é financiado pela Câmara Municipal de Leiria e pelo Alto Comissariado das Migrações.

 

O projeto Il Trovatore na Comunicação Social

Projeto Il Trovatore em artigo pelo Região de Leiria – “Artes promovem inclusão da comunidade cigana”

 

 

| Créditos fotográficos de Joaquim Dâmaso |