Seja um
embaixador
SAMP!

Ao apoiar este projecto está
a garantir que chegará mais longe, por mais tempo, e a mais pessoas:

donativo

Categoria:

Os donativos são dedutíveis à colecta.
Conheça a legislação em vigor sobre mecenato social.

Museu na Aldeia

O projeto SAMP “Museu na Aldeia” procura oferecer cultura a idosos de territórios com baixa densidade populacional, melhorando a qualidade de vida de todos os envolvidos. Nos últimos anos, tem-se verificado um aumento da esperança média de vida e de redes de suporte aos mais velhos, porém, observa-se, ainda, um claro défice de cuidados e atividades que promovam a capacitação social, psicológica, emocional e cultural, em especial de idosos isolados, ainda independentes. É neste sentido que surge o projeto “Museu na Aldeia”, que, acima de tudo, tem como principal objetivo ajudar a combater e reduzir a solidão e isolamento que acima a atual situação pandémica veio acentuar o problema, principalmente desta faixa da população, que antes já necessitava de maior atenção.

Modelo de intervenção
Este projeto é direcionado a idosos ainda autónomos com mais de 65 anos, dos 26 municípios da Rede Cultura 2027, que vivem em ambientes rurais isolados e demograficamente mais reduzidos, impedidos de aceder à Cultura. Através de um programa artístico e cultural diferenciador, os profissionais SAMP, em articulação com profissionais dos respetivos Museus envolvidos, levam peças de Museu às diferentes aldeias para serem reinterpretadas pelos respetivos idosos residentes. Posteriormente, será a aldeia a ir até ao Museu e apresentar o seu momento e criação cultural.

Através deste trabalho, pretende-se promover e valorizar os laços entre a comunidade, vizinhos e familiares por meio da arte e cultura, e desta forma interromper a rotina de crescente isolamento destes idosos em todo o Distrito de Leiria. Pretende-se, ainda, valorizar o papel dos museus enquanto instituições que, em conformidade com a sua visão e missão, estão a serviço do público diante das várias transformações sociais.

“Museu na Aldeia” é financiado pelo POISE – Portugal 2020, através da Iniciativa Portugal Inovação Social e tem como investidor social a Câmara Municipal de Leiria, juntando ainda parceiros como as Câmaras Municipais e Museus da Rede Cultura 2027 – Leiria, entre tantos outros que se vêm juntando a esta inovadora iniciativa. Com o intuito de melhor avaliar o impacto gerado do projeto, contamos também com o importante apoio do Politécnico de Leiria.

 

MUSEU NA ALDEIA | DOSSIER DE IMPRENSA