Seja um
embaixador
SAMP!

Ao apoiar este projecto está
a garantir que chegará mais longe, por mais tempo, e a mais pessoas:

donativo

Categoria:

Os donativos são dedutíveis à colecta.
Conheça a legislação em vigor sobre mecenato social.

Museu na Aldeia

O projeto SAMP “Museu na Aldeia” procura oferecer cultura a idosos de territórios com baixa densidade populacional, melhorando a qualidade de vida de todos os envolvidos. Nos últimos anos, tem-se verificado um aumento da esperança média de vida e de redes de suporte aos mais velhos, porém, observa-se, ainda, um claro défice de cuidados e atividades que promovam a capacitação social, psicológica, emocional e cultural, em especial de idosos isolados, ainda independentes. É neste sentido que surge o projeto “Museu na Aldeia”, que, acima de tudo, tem como principal objetivo ajudar a combater e reduzir a solidão e isolamento que acima a atual situação pandémica veio acentuar o problema, principalmente desta faixa da população, que antes já necessitava de maior atenção.

Modelo de intervenção
Este projeto é direcionado a idosos ainda autónomos com mais de 65 anos, dos 26 municípios da Rede Cultura 2027, que vivem em ambientes rurais isolados e demograficamente mais reduzidos, impedidos de aceder à Cultura. Através de um programa artístico e cultural diferenciador, os profissionais SAMP, em articulação com profissionais dos respetivos Museus envolvidos, levam peças de Museu às diferentes aldeias para serem reinterpretadas pelos respetivos idosos residentes. Posteriormente, será a aldeia a ir até ao Museu e apresentar o seu momento e criação cultural.

Através deste trabalho, pretende-se promover e valorizar os laços entre a comunidade, vizinhos e familiares por meio da arte e cultura, e desta forma interromper a rotina de crescente isolamento destes idosos em todo o Distrito de Leiria. Pretende-se, ainda, valorizar o papel dos museus enquanto instituições que, em conformidade com a sua visão e missão, estão a serviço do público diante das várias transformações sociais.

 

As 13 Aldeias
Alcanadas (Batalha), Louriceira de Cima (Arruda dos Vinhos), Ateanha (Ansião), Cabeças (Alvaiázere), Cercal (Cadaval), Columbeira (Bombarral), Fanhais (Nazaré), Freixianda (Ourém), Folgarosa (Torres Vedras), Mosteiro (Pedrógão Grande), Casal de Santo António (Porto de Mós), Fetelaria (Sobral de Monte Agraço) e Pena e Casal da Pena (Torres Novas).

 

Os 13 Museus
Casa do Tempo (Castanheira de Pera), Centro de Artes das Caldas da Rainha, Centro de Estudos em Fotografia de Tomar, Rede de Museus e Galerias de Óbidos, Museu da Arte Popular Portuguesa (Pombal), Museu da Lourinhã, Museu de Aguarela Roque Gameiro (Alcanena), Museu de Leiria, Museu do Vidro da Marinha Grande, Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos, Museu Municipal de Alenquer, Museu Raul da Bernarda (Alcobaça) e Rede Museológica do Concelho de Peniche. O projeto conta, ainda, com a colaboração de todos os Museus dos 26 municípios da Rede Cultura 2027.

 

Para mais informações sobre as Exposições das Peças, consulte a página Museu na Aldeia | Arranque das apresentações “O Museu vai à Aldeia”.

Para mais informações sobre as Exposições “Aldeia vai ao Museu”, consulte a página Museu na Aldeia | Arranque das apresentações “A Aldeia vai ao Museu”.

 

O projeto Museu na Aldeia é cofinanciado pelo PO ISE – Portugal 2020, através da Iniciativa Portugal Inovação Social, e tem como investidor social a Câmara Municipal de Leiria, juntando ainda a Rede Cultura 2027 como parceira que reúne Museus, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Associações e Instituições dos 26 Municípios em rede. Conta, ainda, com o apoio do Politécnico de Leiria, União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, entre tantos outros que se vêm juntando a esta criativa e inovadora iniciativa.

 

Prémios atribuídos ao projeto Museu na Aldeia

Menção Honrosa na categoria “Projeto de Educação e Mediação Cultural” atribuída pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) no âmbito dos Prémios APOM 2021 ao projeto SAMP Museu na Aldeia (mais informações).

Prémios APOM 2021 atribuído ao projeto SAMP Museu na Aldeia, que venceu na categoria “Inovação e Criatividade” a 29 de outubro de 2021 (mais informações).

Prémios Património.pt 2021 atribuído ao projeto SAMP Museu na Aldeia, que venceu na categoria “Melhor Projecto em Parceria” a 16 de outubro de 2021 (mais informações).

2º Prémio atribuído nas III Jornadas de Intervenção Psicossocial na Comunidade, no âmbito do projeto SAMP Museu na Aldeia, através do trabalho “Museu na aldeia: Projecto comunitário onde arte e cultura combatem isolamento social e solidão em idosos”.

Menção Honrosa atribuída nas III Jornadas de Intervenção Psicossocial na Comunidade, no âmbito do projeto SAMP Museu na Aldeia, através do trabalho “Caracterização dos níveis de solidão e sintomas de ansiedade e depressão em idosos durante a pandemia de COVID-19: Resultados preliminares de um projeto de intervenção comunitária”.

 

O projeto Museu na Aldeia na Comunicação Social

MUSEU NA ALDEIA | DOSSIER DE IMPRENSA

“Museu na Aldeia” no programa “Portugal em Direto” (a partir dos 22:20) | 29 de dezembro de 2021, RTP

Museu na Aldeia | Rede Cultura

“À volta de Leiria, estão a nascer 13 museus sobre o que é verdadeiramente importante” | 12 de abril de 2021, Jornal Público

“Museu na Aldeia convida os mais velhos a criar arte” | 08 de abril de 2021, TSF Rádio Notícias

“Projecto da SAMP leva cultura a 13 comunidades rurais” | 08 de abril de 2021, Jornal de Leiria

“Museu na Aldeia” em direto na “Praça da Alegria” (Parte 2, a partir dos 06:55) | 06 de abril de 2021, RTP

“Museu na Aldeia” em direto na “Praça da Alegria” (Parte 1, a partir dos 46:00) | 06 de abril de 2021, RTP

“Quando o museu chega a uma casa isolada” | 07 de março de 2021, TVI24

“Museu na Aldeia” no programa “Portugal em Direto” (a partir dos 22:20) | 16 de fevereiro de 2021, RTP

Prémio APOM 2021 e Menção Honrosa atribuídos ao projeto SAMP Museu na Aldeia a 29 de outubro de 2021