Seja um
embaixador
SAMP!

Ao apoiar este projecto está
a garantir que chegará mais longe, por mais tempo, e a mais pessoas:

donativo

Categoria:

Os donativos são dedutíveis à colecta.
Conheça a legislação em vigor sobre mecenato social.

Museu na Aldeia

O projeto “Museu na Aldeia” procura oferecer cultura a quem já não tem possibilidade ou motivação para a consumir e praticar, e com isso melhorar a qualidade de vida de todos os envolvidos.
Espera-se que se voltem a criar alguns laços entre vizinhos e familiares, e desta forma interromper a rotina de crescente isolamento destes idosos em todo o Distrito de Leiria.
Pretende-se, ainda, sensibilizar a comunidade através da envolvência no banco de voluntários do projeto, bem como para a responsabilidade de cada um em cuidar e prevenir o isolamento no final da vida.

Modelo de intervenção
Este projeto é direcionado a idosos ainda autónomos, que vivem sós em suas casas, em ambientes rurais isolados, impedidos de aceder à Cultura.

“Museu na Aldeia” oferece um programa artístico e cultural diferenciador, em que profissionais SAMP levam peças de Museu às diferentes aldeias da cidade para serem reinterpretadas pelos respetivos idosos residentes. Posteriormente, pretende-se que a aldeia se desloque até ao Museu e apresente o seu momento cultural.

Este trabalho é realizado tendo como grande objetivo reduzir a solidão dos idosos de territórios com baixa densidade populacional.

Este projeto é financiado pela Portugal Inovação Social 2020 e a Câmara Municipal de Leiria, tendo como parceiros as Câmaras Municipais da Rede Cultura 2027 – Leiria, o Instituto de Segurança Social, a Guarda Nacional Republicana e os vários Museus inseridos na Rede Cultura.