Seja um
embaixador
SAMP!

Ao apoiar este projecto está
a garantir que chegará mais longe, por mais tempo, e a mais pessoas:

donativo

Categoria:

Os donativos são dedutíveis à colecta.
Conheça a legislação em vigor sobre mecenato social.

Musicoterapia

Sendo inerente ao ser humano, a música é capaz de estimular e despertar emoções, reações, sensações e sentimentos, possibilitando a abertura de outros canais de comunicação. Neste sentido, os objetivos da Musicoterapia podem ser educacionais, recreativos, de reabilitação, preventivos ou psicoterapêuticos, podendo, desta forma, responder a necessidades físicas, emocionais, intelectuais ou sociais do paciente. A Musicoterapia pode, ainda, ser coadjuvante de outras técnicas terapêuticas, de forma a que estas possam atuar mais eficazmente.

Esta terapia é dedicada a pessoas portadoras de alguma deficiência ou, não sendo portadores de deficiência, a todos os que encontram na Musicoterapia uma prática que as ajuda no seu bem-estar geral, desde o ventre materno até à terceira idade.

Modelo de intervenção
A Musicoterapia é realizada de acordo com um dos modelos escolhidos pela equipa SAMP Contigo, dos quais são, na sua maioria, o modelo Benenzon, Nordoff-Robins ou GIM.

Esta terapia pode ser aplicada e realizada em diversas situações, tais como: gravidez; perturbações da aprendizagem; perturbações da personalidade; perturbações do comportamento; perturbações afetivas e de humor; prevenção e estimulação precoce; transtornos da idade avançada; défice de atenção e concentração; perturbações do desenvolvimento infantil; transtornos neurológicos e reabilitação física; deficiências mentais, físicas, sensoriais e múltiplas; público em geral.

As sessões podem decorrer em contexto individual ou de grupo, de acordo com as necessidades terapêuticas dos pacientes. Os horários serão estabelecidos em conformidade com a disponibilidade dos pacientes e musicoterapeutas.

Este projeto conta com a parceria dos familiares dos pacientes e, por vezes, das instituições de onde são originárias.