Seja um
embaixador
SAMP!

Ao apoiar este projecto está
a garantir que chegará mais longe, por mais tempo, e a mais pessoas:

donativo

Categoria:

Os donativos são dedutíveis à colecta.
Conheça a legislação em vigor sobre mecenato social.

Freixianda vai à Rede de Museus e Galerias de Óbidos

No dia 29 de março, o projeto SAMP Museu na Aldeia vai acompanhar a Aldeia de Freixianda (Ourém) a Óbidos. A equipa artística SAMP vai celebrar, com estes idosos, a inauguração da obra coletiva “O Sol da União é Para Todos”, no Jardim Solar da Praça de Santa Maria, com o apoio da Rede de Museus e Galerias de ÓbidosApós a inauguração a obra estará patente na Capela de São Martinho, de 30 de março a 10 de julho de 2022, sendo acessível ao público de terça-feira a domingo, das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h00. Poderá consultar o cartaz da exposição aqui.

 

Aldeia de Freixianda

União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais – Município de Ourém

Freixianda foi, em tempos, palco de alguns eventos históricos, dos quais se destacam a passagem de D. Afonso Henriques e do seu exército por esta localidade, em 1147, bem como o acampamento do exército francês, aquando da sua invasão, em 1810. Este último acontecimento causou bastante impacto na região, uma vez que os soldados franceses destruíram diversos edifícios, incluindo igrejas e capelas, durante a sua estadia.
No que diz respeito à atividade económica da região, a população de Freixianda dedicava-se, maioritariamente, à agricultura, tendo como principais culturas o feijão, a batata, e o milho. O milho ocupava, ainda assim, uma posição central no seio desta comunidade, sendo que eram organizados momentos de trabalho coletivo, para remover a camisa do milho, durante os quais, segundo se diz na comunidade, quem encontrava o milho rei – o que tinha a espiga vermelha – tinha de abraçar todos os que se encontravam à sua volta.

 

O Sol da União é Para Todos

A obra “O Sol da União é Para Todos” foi criada a partir de camisas e grãos de milho cultivados na região, cedidos pela própria comunidade, sendo estes também, em tempos, um elo de união entre eles.
O Sol como tema, teve origem na apresentação de uma escultura do Mestre Aurélio, alusiva ao Milagre de São Martinho, cedida temporariamente pela Rede de Museus e Galerias de Óbidos para ficar em exposição no Mercado do Peixe, em Freixianda, no âmbito do projeto SAMP Museu na Aldeia. O milagre visado por esta escultura simboliza o momento em que São Martinho terá doado uma capa a um mendigo, que se encontrava à chuva, tendo o Sol surgido pouco tempo depois.
Deste modo, a comunidade e a equipa SAMP articularam, em conjunto, a importância do Sol e a sua influência na vida dos participantes desta localidade. Com o intuito de representar não só o resultado da reflexão levada a cabo por este grupo, mas também a sua herança rural, a utilização do milho foi essencial para a concretização desta obra. 

 

Poderá consultar a ficha técnica aqui.

 

O projeto Museu na Aldeia é cofinanciado pelo PO ISE – Portugal 2020, através da Iniciativa Portugal Inovação Social, e tem como Investidor Social a Câmara Municipal de Leiria, juntando ainda a Rede Cultura 2027 como parceira que reúne Museus, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Associações e Instituições dos 26 Municípios em rede. Conta, ainda, com o apoio do Politécnico de Leiria, União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, entre tantos outros que se vêm juntando a esta criativa e inovadora iniciativa.