Seja um
embaixador
SAMP!

Ao apoiar este projecto está
a garantir que chegará mais longe, por mais tempo, e a mais pessoas:

donativo

Categoria:

Os donativos são dedutíveis à colecta.
Conheça a legislação em vigor sobre mecenato social.

Pena e Casal da Pena vão ao Museu Municipal Carlos Reis

A Aldeia de Pena e Casal da Pena (Torres Novas) realizou a inauguração da sua própria exposição no passado dia 25 de janeiro de 2022 (terça-feira), no Museu Municipal Carlos Reis (Torres Novas). A obra “Um Lugar Com Luz” estará patente no Museu Municipal Carlos Reis, de 26 de janeiro a 01 de maio de 2022 e transitará, posteriormente, para o Município de Alenquer, onde estará em exposição a partir do dia 05 de maio. Poderá consultar o cartaz da exposição aqui.

 

Pena e Casal da Pena

Freguesia de Chancelaria, Município de Torres Novas

A origem do nome das Aldeias de Pena e Casal da Pena é frequentemente associada, pelos seus habitantes, à palavra “pedra”. Isto deve-se, não só à origem etimológica de ambas as palavras, mas também à geografia da região, já que a serra envolvente é muito rochosa. Esta serra contém, na sua extensão, um dos maiores complexos de moinhos de vento da Península Ibérica. Existem doze moinhos no total, sendo que a sua maioria se encontra inativo ou reabilitado para turismo rural. De acordo com a comunidade, estes moinhos representavam mais do que um meio de sustento para a população, já que eram utilizados pelos locais para encontros românticos. É, também, nesta Serra que se encontra a Capela do Senhor da Serra, onde a lenda do crucifixo que fez as oliveiras “darem azeite” teve origem.

 

Histórias na Capela do Senhor da Serra 

No século passado, os terrenos de uma propriedade próxima de Pena e Casal da Pena foram vendidos a uma família abastada da aldeia vizinha. Na propriedade, hoje conhecida como Moreiras Grandes, existia uma pequena capela com um grande crucifixo, que os novos proprietários decidiram levar para sua casa. Ao retirarem o objeto do local, o olival junto da aldeia deixou pura e simplesmente de “dar azeite”. A ocorrência levou a que a população local se dirigisse ao novo proprietário e lhe pedisse que devolvesse o crucifixo à capela. O pedido foi aceite com a condição de que fosse construída uma nova capela, onde o crucifixo pudesse estar permanentemente voltado para a aldeia de Moreiras Grandes. Ao devolver o crucifixo à Serra, as oliveiras voltaram a “dar azeite”.

 

Um Lugar Com Luz

Em terra de oliveiras, moinhos e luz, muitos são os caminhos que narram histórias, lendas e convicções. Do azeite faz-se luz e da luz alcança-se o sagrado.

A obra, desenvolvida em colaboração entre a comunidade, os museus participantes e a equipa SAMP, teve como inspiração a relação estabelecida entre a peça que acolheram – Coroa do Divino Espírito Santo (Museu Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição de Alenquer) e a Capela do Senhor da Serra.

“Um Lugar Com Luz” é o resultado de uma sessão fotográfica com a utilização da técnica de light painting. Esta técnica foi aplicada por dois fotógrafos com perspetivas algo diferentes, um com visibilidade total da luz e outro através da intuição, sensibilidade e audição. A captura destes momentos através de lentes tão distintas e ainda assim tão semelhantes, conferiu um simbolismo e carácter absolutamente ímpares a estes registos.
Apresentadas agora, com recurso a caixas cedidas pelos habitantes da aldeia, estas fotografias iluminam as vidas de quem visita esta exposição, perpetuando as estórias de Pena e Casal da Pena. 

 

Poderá consultar a ficha técnica aqui.

 

O projeto Museu na Aldeia é cofinanciado pelo PO ISE – Portugal 2020, através da Iniciativa Portugal Inovação Social, e tem como Investidor Social a Câmara Municipal de Leiria, juntando ainda a Rede Cultura 2027 como parceira que reúne Museus, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Associações e Instituições dos 26 Municípios em rede. Conta, ainda, com o apoio do Politécnico de Leiria, União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, entre tantos outros que se vêm juntando a esta criativa e inovadora iniciativa.