Seja um
embaixador
SAMP!

Ao apoiar este projecto está
a garantir que chegará mais longe, por mais tempo, e a mais pessoas:

donativo

Categoria:

Os donativos são dedutíveis à colecta.
Conheça a legislação em vigor sobre mecenato social.

Palco em Casa

Nos últimos anos, tem-se verificado um aumento da esperança média de vida e de redes de suporte aos mais velhos. No entanto, observa-se, ainda, um claro défice de cuidados e atividades que promovam a capacitação social, psicológica, emocional e cultural, em especial em idosos isolados e ainda independentes. A SAMP tomou consciência que a atual sociedade tem tantos modelos para nos ensinar a nascer e crescer, e tão poucos para nos ensinar a envelhecer e morrer com dignidade e identidade, e depois de 15 anos de sessões artísticas para idosos, concluímos que são, também, estes quem precisa de respostas. Porque sabemos que estas pessoas não estão em lares, mas em casa, o projeto Palco em Casa contempla toda uma população em solidão no domicílio, envolvendo a comunidade em prol de uma luta contra o abandono e exclusão ou segregação.

Cada vez mais, a SAMP se distingue naqueles que menos têm, menos verbalizam, menos se movimentam ou que se encontram isolados. É com estes que temos vindo a crescer, a aprender e a tomar consciência da importância e necessidade de estar para e com eles. Baseada na experiência e impacto obtido através do projeto Novas Primaveras, os profissionais SAMP deram conta de um outro mundo que existe fora das instituições e dentro de casas de idosos que optam e lutam pelo envelhecimento in place e nas suas comunidades. Por isso, nasce a vontade de desenvolver o Palco em Casa, um programa mais envolvente e eficaz, que pretende constituir-se como boa prática a ser alargada a um maior território, de forma a chegar a todos os que precisam, apoiado pela comunidade e instituições.

Pessoas idosas identificadas através de uma rede de parceiros (SAMP, CLAS, GNR, IPSS’s e Juntas de Freguesia) vão poder receber em suas casas Concertos de Bolso no âmbito da música clássica, mas não só, com intérpretes e programas à sua escolha. Os bilhetes para este festival, 100% gratuito ao público, permitem que os idosos possam convidar familiares e vizinhos (ao limite máximo permitido pela sua casa ou pátio e segundo as diretrizes da DGS) para o concerto. Devido ao plano de contingência determinado para estes mini-concertos, enquanto os mesmos ocorrerem em Estado de Calamidade, não será possível abrir o Palco em Casa a familiares e vizinhos das casas que recebem os artistas.

Fomentam-se, assim, laços e relações sociais na comunidade, mas também vínculos familiares, num contexto de fruição estética ao domicílio, em freguesias e lugares mais afastados dos meios urbanos. O cartaz deste festival é constituído por intérpretes de três origens: músicos profissionais do âmbito da música clássica; músicos amadores e profissionais do âmbito das músicas Pop, Tradicional e World; e Famílias SAMP com experiência de música de câmara (pais e filhos que integram os projetos SAMP).

Objetivos principais
Através do projeto SAMP, Palco em Casa, pretende-se oferecer uma programação de Concertos de Bolso, ou mini espetáculos de teatro musical, a pessoas idosas, sem meios para assistir a uma programação cultural por razões económicas, sociais, geográficas ou culturais, em territórios mais afastados dos meios urbanos, menos populosos e afetados pelos incêndios, potenciando a sua qualidade de vida através da integração social, num ambiente familiar, mantendo a sua identidade social e significado de vida, em casa. Para além disso, este projeto procura uma mudança de atitude da Comunidade, tornando-a mais justa e atenta ao outro.

Modelo de intervenção
Numa 1.ª fase, serão identificados os públicos, criadas plataformas de artistas, programação e sistema de bilheteiras. Nesta etapa serão, ainda, realizadas visitas às aldeias e casas que irão usufruir do projeto. Posteriormente, numa 2.ª fase do projeto, pretende-se realizar 32 Concertos de Bolso em aldeias isoladas, com músicos profissionais. Após os Concertos de Bolso, numa 3.ª fase, o objetivo será realizar o “Há música na aldeia”, com oito concertos em oito aldeias. No momento final do projeto, pretende-se desenvolver um documentário final e apresentação do mesmo à comunidade numa sala de espetáculos de Leiria, bem como a realização de um concerto envolvendo a Banda Filarmónica SAMP e a Banda Filarmónica Pedroguense, as duas Bandas Filarmónicas do projeto.

O Palco em Casa baseia-se no acreditar que a Arte é de Todos e para Todos, e que esta, devido ao seu grande potencial, poderá ser capaz de transformar pessoas e mentalidades.

Este projeto conta com a parceria de vários municípios: Câmara Municipal de Leiria, Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, Câmara Municipal de Pedrógão Grande e União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes. Nele participa a Banda Filarmónica SAMP e a Banda Filarmónica de Pedrógão Grande, contando ainda, com o apoio do CDRSP – Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentável do Produto. Para além disso, o Palco em Casa é um dos quatro projetos culturais apurados e financiados pelo Programa de Apoio Municipal de Leiria à Rede Cultura 2027.

 

O projeto Palco em Casa na Comunicação Social

“Músicos levam concertos às casas de idosos isolados nas aldeias” | 12 de abril 2021, TVI24

“Aquela manhã em que o tango chegou a casa de Laura Santos” | 6 de maio 2021, Jornal de Leiria

“SAMP vai levar música onde mora a solidão” | 17 de outubro 2020, Região de Leiria

“Palco em Casa leva concertos a 32 idosos sós de Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande” | 14 de outubro 2020, SAPO MAG

“Palco em Casa leva concertos a 32 idosos que vivem sozinhos” | 16 de outubro 2020, Revista Dignus

“SAMP e Filarmónica de Pedrógão Grande promovem concertos de bolso e Há Música na Aldeia em oito aldeias” | 12 de outubro 2020, Jornal de Leiria

“Cultura vai a Casa de idosos de Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande” | 12 de abril 2021, Rádio 97 FM

“Seniores isolados de Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande com espectáculos em casa” | 12 de abril 2021, Diário de Leiria

Teaser Palco em Casa